Danilo Barcelos chegou ao Atlético em dezembro, comprado junto ao América. Virou titular da equipe de Roger na disputa do Campeonato Mineiro, fez gols, foi elogiado pelo treinador, mas diz "até logo" ao clube sete meses depois. Ele acertou empréstimo com a Ponte Preta e, segundo o presidente do Galo, Daniel Nepomuceno, ficará na Macaca por um ano. 

O lateral que foi improvisado como ponta-esquerda e como volante no Galo não vinha sendo aproveitado pelo clube mineiro. Atuou apenas quatro minutos nas últimas 10 apresentações do clube. Entrou nos acréscimos contra o Botafogo pela Copa do Brasil. Sequer foi relacionado contra o Atlético-GO. 

Depois de ser contratado junto ao Coelho por R$ 300 mil mais o empréstimo cedido do lateral-direito Alex Silva, Danilo Barcelos irá defender a Macaca com os direitos econômicos fixados. Ou seja, ao fim do contrato com o time de Campinas, Danilo poderá ser comprado em definitivo através de um preço já fixado e a Ponte ainda tem a prioridade em acertar um novo contrato como jogador.

Prestes a fazer 26 anos, Danilo ficou conhecido em 2016 por ser o carrasco do próprio Atlético na final do Campeonato Mineiro, quando marcou três gols nos dois jogos decisivos entre América e Galo. Chega à Ponte Preta nesta terça-feira, numa negociação já oficializada pelo time paulista através do site oficial