Semana de cinco brasileiros em campo para encaminhar classificação na Libertadores

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
17/04/2017 às 18:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:10

Seis dos oito grupos da Copa Libertadores ainda vivem a terceira rodada do turno da fase classificatória – as exceções são o 4, de Flamengo e Atlético-PR, e o 5 do, Palmeiras, que já vivem a expectativa do returno.

E, se a matemática ainda não dá a nenhum dos cinco brasileiros em campo a partir de hoje (o Atlético encara amanhã o Libertad, em Assunção) a possibilidade de sacramentar a vaga nas oitavas, um resultado positivo pode deixar a classificação, na maioria dos casos, praticamente encaminhada.

A situação mais incerta é justamente a da única mandante verde e amarela, a Chapecoense, que recebe na Arena Condá, às 21h45, o Nacional-URU, pelo Grupo 7, o mais equilibrado da competição. Curiosamente, as quatro equipes venceram fora de casa, foram derrotadas em seus domínios e estão empatadas com três pontos. O tradicional clube de Montevidéu, aliás, foi protagonista de um desagradável feito inédito, ao tornar-se a primeira uruguaia derrotado em casa por um venezuelano (o Zulia).

O técnico Vágner Mancini e seus comandados tiveram pouco tempo de descanso depois de bater o Joinville para conquistar o returno do Catarinense. No Torneio Abertura, os alvicelestes comandados por Martín Lasarte lideram. Os destaques do time são o lateral Polenta e os experientes meias Álvaro González (ex-Lazio) e Arismendi.

Líder do Grupo 2, o Santos teve, ao ser eliminado das semifinais do Paulista, a chance de se concentrar na competição internacional. Amanhã, no El Campín, em Bogotá, enfrentará o vice-líder Independiente Santa Fé e um triunfo nos 2.600m de altitude da capital colombiana pode tirar o peso da partida que o Peixe fará com o Strongest nos 4.000m de La Paz.

LÍDERES
Únicos brasileiros com 100% de aproveitamento, Botafogo e Grêmio entram em campo na quinta, com situações semelhantes em seus grupos.

O alvinegro encara o Barcelona, em Guaiaquil e, como Atlético Nacional e Estudiantes ainda não pontuaram, um empate deixaria brasileiros e equatorianos muito próximos da classificação. O técnico Jair Ventura deixou de lado a final da Taça Rio e mandou o time titular direto para a sede do próximo jogo.

Em Assunção, Guarani e Grêmio vivem situação semelhante e vitória ou mesmo a igualdade para o Tricolor aproximará o campeão da Copa do Brasil de um lugar entre os 16 que seguem.

PRÓXIMOS JOGOS

TERÇA-FEIRA
Sporting Cristal x The Strongest – 21h45 – Lima – Grupo 2
Lanús x Zulia – 21h – Lanús – Grupo 7
Chapecoense x Nacional – 21h45 – Arena Condá – Grupo 7
QUARTA-FEIRA
Estudiantes x Atl. Nacional – 19h30 – La Plata – grupo 1
Indep. Santa Fé x Santos – 21h45 – El Campín – grupo 2
Libertad x Atlético – 21h45 – Assunção – grupo 6
Zamora x Dep. Iquique – 21h – La Carolina – grupo 8
QUINTA-FEIRA
Barcelona x Botafogo – 21h45 – Guaiaquil – grupo 1
Indep. medellín x Melgar – 19h30 – Medellin – grupo 3
Godoy Cruz x Sport Boys – 21h – Mendoza – grupo 6
Guarani-PAR x Grêmio – 21h45 – Assunção – grupo 8

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por