Setembro: um mês para Cruzeiro e Atlético esquecerem

Gláucio Castro - Do Hoje em Dia
02/10/2012 às 07:43.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:44

A expectativa de um setembro ruim “profetizada” pelo técnico Cuca acabou se confirmando e o Atlético terminou o mês da Primavera a seis pontos do líder Fluminense no Campeonato Brasileiro.

O time carioca, mesmo sem apresentar um grande futebol no período e sofrer com os desfalques dos principais jogadores, conseguiu fazer a melhor campanha na maratona do mês a que os times da Série A foram expostos.

E não foi só o Galo que sofreu até domingo passado. Nas últimas sete partidas, o rival Cruzeiro conseguiu ser pior ainda. Deixou o sonho de uma vaga na Copa Libertadores de lado para começar a se preocupar com a aproximação dos times que brigam contra o rebaixamento.

Alívio

Por tudo isso, o encerramento do mês de setembro é bastante comemorado pelas comissões técnicas e torcedores das duas equipes de Minas.

A grande dúvida que fica para a sequência do Nacional é o reflexo que as desastrosas campanhas de Galo e Raposa nos últimos 30 dias pode ter na reta final da disputa.

Além do mais, pode-se questionar a estratégia do treinador atleticano, de decretar com antecedência que o mês seria muito difícil para a equipe dele.

“Este mês (setembro) é complicado. Estudei a minha tabela e a dos concorrentes e fiz uma projeção interna com o grupo. Em outubro, temos seis jogos e quatro deles são em casa. Temos que entender que o campeonato é assim”, alertava Cuca, no fim de agosto.

Apesar de ser um técnico tido como supersticioso, a declaração dele foi baseada apenas em observações da tabela.

Fora de casa

Dos oito jogos que o Atlético disputou em setembro, cinco aconteceram fora de casa e apenas três no Independência, onde é soberano. A equipe tem o melhor aproveitamento em casa: 85%. Fora, o Galo pegou Corinthians, Bahia, Náutico, Flamengo e Portuguesa.

E em pelo menos a metade desses confrontos, o alvinegro entrou em campo com uma postura que não fazia parte até então, da campanha do time: a apatia.

Agora em outubro, os comandados de Cuca disputam seis jogos, sendo quatro no Gigante do Horto, incluindo os clássicos contra Fluminense e Flamengo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por