Stock Car volta a agitar Curvelo. Novo traçado será desafio para os pilotos

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
19/07/2017 às 20:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:39
 (Duda Bairros/Vicar/divulgação)

(Duda Bairros/Vicar/divulgação)

A primeira visita do Brasileiro de Stock Car ao Circuito dos Cristais, ano passado, mostrou que eles foram feitos um para o outro: mais de 20 mil pessoas nas arquibancadas, elogios dos pilotos e provas emocionantes.

Pois chegou a hora do reencontro, neste fim de semana, com a rodada dupla válida pela sexta etapa da temporada. E se pilotos e equipes têm a experiência e as informações do ano passado para auxiliar no acerto dos carros, parte do trabalho terá pouco valor.

Afinal, terão de se adaptar a um traçado diferente daquele que foi usado em novembro. A configuração de 4.420m dá lugar a outra, de 3.330m, com um “corte de caminho”. Uma variante foi construída ligando a curva 2 à reta oposta, o que baixará os tempos de volta consideravelmente e, mais do que isso, permitirá ao público curtir a passagem das máquinas mais vezes. O novo trecho não permitirá erros, já que é limitado por muros de concreto próximos à pista.

E mesmo com a mudança, largar nas primeiras filas será fundamental, o que torna o treino oficial do sábado ainda mais incerto e competitivo. No ano passado, o campeão Felipe Fraga foi soberano, garantindo a pole, com Rubens Barrichello a seu lado na primeira fila, e recebendo a bandeirada em primeiro mas, este ano, o tocantinense não tem mostrado a mesma supremacia, o que abre espaço para os rivais.

A começar por Rubinho, que viu a vitória na segunda corrida do fim de semana escapar a 200 metros da bandeirada, com pane seca. O líder do campeonato é Daniel Serra (filho do tricampeão Chico Serra), motivado pela vitória na Corrida do Milhão e por ter ido ao alto do pódio nas 24h de Le Mans (integrou o trio vencedor na categoria GTE, com um Aston Martin Vantage).

E outra novidade além do traçado é a participação de um mineiro. O ipatinguense Alberto Valério teve trajetória destacada nas categorias de fórmula (chegou a disputar a GP2, hoje Fórmula 2) e, depois de uma pausa, voltou este ano às pistas com o carro da Hero Motorsport. “Me sinto honrado em representar Minas, sem contar que terei uma torcida especial em Curvelo”.

Programação
As atividades de pista começam sexta-feira, com o shakedown e a primeira sessão de treinos livres. No sábado, mais uma sessão livre e a qualificação, às 12h. A largada para a primeira corrida está marcada para as 13h10 de domingo (a segunda começa às 14h10).

 RÁPIDAS

DAS PISTAS PARA O RALLY: ALFENENSE
VICTOR CORRÊA FAZ BONITO NO PARANÁ

Campeão mineiro de kart, com passagem destacada pelo automobilismo inglês e por categorias como a Euroformula F3 Open, Victor Corrêa resolveu encarar um novo desafio. Depois de uma primeira experiência em 2011, em Ouro Branco, ele encarou a terceira etapa do Brasileiro de Rally de Velocidade, em Piraquara (Grande Curitiba), com um Peugeot 206 na categoria RC5 (modelos até 1.600cc com preparação limitada). Na soma dos dois dias de prova, o piloto de Alfenas conseguiu uma elogiada segunda posição e pretende voltar a acelerar na terra.

MINEIRO CONQUISTA VITÓRIA INÉDITA NA
PROVA HOLANDESA DA NASCAR EURO SERIES

O último fim de semana marcou um feito histórico para o automobilismo brasileiro. O mineiro Felipe Rabello se tornou o primeiro piloto do país a vencer na Nascar Euro Series – campeonato com a chancela da série norte-americana da Stock Car. Ainda por cima, no único circuito oval do calendário, em Venray (Holanda), com meia milha (805m) de extensão. Ele recebeu a bandeirada em primeiro nas duas corridas do fim de semana na categoria Elite 2, para pilotos com menor experiência na competição, comandando o Chevrolet SS da equipe italiana Caal Racing. Com o resultado, ele assumiu a vice-liderança do campeonato, a 20 pontos do francês Thomas Ferrando. A quinta etapa da temporada ocorre dias 29 e 30, em Hockenheim (Alemanha).

PORTUGUÊS DOMINA ETAPA DE PARAOPEBA
DO BRASILEIRO DE ENDURO FIM

Um dos grandes nomes do esporte na Europa, o português Luís Oliveira foi o vencedor geral da etapa mineira do Brasileiro de Enduro FIM (velocidade). Correndo pela equipe de Felipe Zanol, com motos oficiais Honda, ele lidera a classificação nas categorias Enduro GP (que agrupa os melhores nas várias classes) e E1 (motos quatro tempos até 450cc e dois tempos até 250cc). Os pilotos da casa também fizeram bonito: Rômulo Bottrel, o Onça, venceu na categoria E3 e ficou com a quarta posição geral, enquanto Nielsen Bueno e Pélmio Simões foram os melhores, respectivamente, na E35 (acima de 35 anos) e E45. Na E50, o valadarense Jirios Abboud, campeão mineiro de motovelocidade, mostrou não ter esquecido da pilotagem no fora de estrada, em que iniciou a carreira.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por