Tamanho e custos mini, diversão tamanho máxi. A nova categoria das pistas em Minas

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
29/03/2017 às 19:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:56

Diversão nas pistas com baixo custo de participação, acessível a bolsos “normais” é a equação ideal, e ao mesmo tempo difícil de se conseguir no automobilismo de competição. Se depender de uma categoria que fará a estreia oficial na segunda etapa do Mineiro de Marcas e Pilotos, no Circuito dos Cristais (Curvelo), os dois objetivos vão combinar perfeitamente e proporcionar a mais gente, com ou sem experiência, a sensação de acelerar na disputa por posições: trata-se da Mini VP. Não por acaso, os 12 lugares disponíveis inicialmente se esgotaram rápido.

O nome pode soar estranho, mas resume bem a filosofia da máquina escolhida para o campeonato. Trata-se de uma réplica, com as dimensões originais, do primeiro Mini Cooper, lançado na década de 1950 na Inglaterra. O modelo tem carroceria em fibra de vidro e o motor é o Fiat 1.4 Fire, mais do que suficiente para empurrar o baixo peso. Freios a disco e pneus slicks semelhantes aos usados pelos carros da Fórmula 3 completam um pacote que tem tudo para agradar d0s estreantes aos mais experientes.

O VP é uma referência às iniciais do criador do modelo, o piloto Vinícius Pimentel, campeão brasileiro de Marcas e Pilotos na década de 1980, ao lado de José Junqueira (pai de Bruno) e Clemente Faria.

Com a experiência de quem vive o esporte de perto há décadas, ele desenvolveu um  carro resistente, equilibrado e que promete agilidadedigna de kart. Não por acaso, vários pilotos das rodas pequenas estão entre os confirmados na competição, ao lado de nomes de outras modalidades como o rally – casos de Marco Túlio Lana e Fred Mol, que disputaram o último Rally dos Sertões.

O equilíbrio é garantido com a equalização dos motores e o sorteio dos carros entre as duplas (todos têm a mesma decoração, com cores diferentes). O acerto também será o mesmo em todas as unidades.

Acessível
“O aluguel do carro, por etapa, ficará na casa dos R$ 3 mil, o que é muito baixo para os padrões do automobilismo. Nossa ideia é justamente trazer novos pilotos para o esporte, num carro que certamente dará prazer de acelerar”, explica o atual campeão mineiro de Marcas Gustavo Mascarenhas, outro dos responsáveis  e incentivadores do projeto. Pelo visto, em breve os seis carros atualmente disponíveis ganharão logo a companhia de outros, e a Mini VP um grid à parte (inicialmente, correrá com os Clássicos).

 STOCK CAR COMEÇA EM GOIÂNIA
COM RETORNO DE PILOTO MINEIRO

Goiânia recebe, no fim de semana, a abertura do Brasileiro de Stock Car, cuja sexta etapa está prevista para 23 de julho, em Curvelo. E uma das novidades para a temporada é a volta da representação mineira na principal categoria do automobilismo nacional. Depois de cinco anos afastado das pistas, o ipatinguense Alberto Valério, ex-campeão sul-americano de F-3 e com passagens pela F-3000 e GP2, vai acelerar um dos carros da equipe Full Time Bassani. “Há muito tempo esperava por essa oportunidade e, no ano passado, as negociações começaram. Estou honrado por retornar à Stock, especialmente por uma das principais equipes do grid”, destacou. No Brasileiro de Turismo, série de acesso à Stock, o estado será representado por Édson Coelho Júnior, piloto de João Monlevade.

IPATINGA RECEBE EXPOSIÇÃO EM

HOMENAGEM A AYRTON SENNA

A Galeria Hideo Kobayashi do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, recebe até 20 de maio a exposição “Senna na cabeça e no coração”, homenagem ao saudoso tricampeão mundial de Fórmula 1. Além de capacetes originais usados pelo piloto, a mostra reúne 50 versões customizadas desenvolvidas por personalidades das mais diversas áreas, sempre tendo como tema um dos maiores nomes da história do automobilismo internacional. Como ocorreu nas demais cidades que receberam a exposição, a cidade do Vale do Aço também dará sua contribuição ao acervo. Um dos escolhidos para decorar um capacete é Igor Fraga, que disputa o Brasileiro de Fórmula 3 pela equipe Prop Car, depois de uma carreira vitoriosa no kart asiático – por conta do trabalho da família, ele passou a infância no Japão.

JÚLIO FERREIRA VENCE A PRIMEIRA

DA COPA TCMG DE CROSS-COUNTRY

O Circuito dos Cristais foi palco das duas rodas, mas com poeira e trilhas. Um percurso traçado no entorno do mais novo autódromo do Brasil serviu de palco para a abertura da Copa TCMG, válida como mineiro de cross-country – modalidade semelhante ao enduro de velocidade, mas sem planilha e com circuito fechado. Na XC1, a principal categoria da competição, Júlio Eliziário Ferreira, com uma Honda da equipe de Felipe Zanol, superou a dupla do time Orange BH KTM (seu ex-companheiro de time Rômulo Bottrel ficou em segundo, com o capixaba Patrick Capila em terceiro). Bruno Crivilin, também do Espírito Santo, levou sua KTM à primeira posição na XC2 (motos quatro tempos até 275cc). A segunda etapa está marcada para o dia 23, em Diamantina.

MINEIRO DE RALLY ESTÁ DE VOLTA

E TEM CALENDÁRIO CONFIRMADO

Depois de cinco anos de hiato, o Mineiro de Rally de Velocidade volta a levantar poeira nas estradas do estado, com novidades. Além de carros e dos veículos da categoria cross-country (picapes, protótipos e jipes), haverá uma classe exclusiva para os UTVs, que se tornaram verdadeira febre mundial. A abertura do campeonato ocorrerá em 20 de maio com o Rally de Inhaúma. Sete Lagoas será o palco da segunda etapa, em 24 de junho. No dia 9 de outubro, Ouro Branco, dona de uma das mais tradicionais provas da modalidade, recebe o campeonato, em conjunto com o Brasileiro. A temporada será concluída em 24 de outubro, como parte de um evento que incluirá ainda gaiolas e outros veículos off-road em Morada Nova de Minas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por