O período de festas de fim de ano é tempo de motores em silêncio, mas de planos e movimentação nos bastidores para a temporada que se aproxima. Em se tratando do principal palco do kart mineiro e um dos mais modernos do Brasil – o Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano –, 2018 será um ano de calendário repleto, com opções tanto para os pilotos federados quanto para os pequenos que dão os primeiros passos no esporte e a turma que prefere as emoções do indoor (os karts de aluguel que dão origem a campeonatos próprios).

Tudo começa em 24 de fevereiro, com a primeira das 15 provas do calendário oficial do complexo, a abertura do Mineiro.
Mais uma vez, a competição servirá como palco para a formatura dos pequenos do projeto Piloto do Futuro, que orienta a meninada a partir dos sete anos de forma gratuita com o objetivo de aproximar as crianças da prática do esporte e revelar talentos.

Se o Estadual será a principal atração do primeiro semestre, no segundo quem pede passagem é a Taça Minas Gerais, que promete ter grids repletos em todas as categorias. Afinal, a competição será uma prévia para a Copa Brasil, a partir de 8 de outubro, que promete reunir mais de 300 pilotos de todo o país em busca dos títulos – o campeonato tem status semelhante ao Brasileiro.

A turma que acelera acima de tudo por diversão também não terá do que reclamar. Mais uma vez, o campeonato dos 210km (prova de longa duração disputada por equipes) virá forte, com três etapas. E nos dias 15 e 16 de setembro o circuito volta a sediar o GP Brasil de Kart Indoor, destinado justamente a iniciantes e amadores de todo o país acostumados a andar nos karts 13hp de aluguel, e que podem medir forças num confronto único. Como neste ano, dezembro marcará o encerramento do calendário com as 160 Milhas de Kart, mais um desafio de endurance em que profissionais e a turma do hobby juntam forças.

Novo motor
Para a RBC e seu fundador, Rafael Cançado, o ano será de ainda mais trabalho, com a adoção dos motores IAME Parilla 175cc semelhantes aos usados nos campeonatos europeu e mundial. Nas competições nacionais, os propulsores, preparados pela empresa mineira, serão alugados e sorteados nas categorias OK, Codasur e Codasur Júnior (com jogos de pneus gratuitos) para aumentar a competitividade e a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) promete premiar os melhores com a participação no Mundial.

Ainda assim, Rafael pretende voltar a dedicar tempo à paixão que o levou a se tornar o mais respeitado preparador do país, mas que ficou adormecida com as atividades fora das pistas. “Corri as 160 milhas depois de mais de 30 anos sem acelerar e fiquei com vontade de mais. Pretendo andar mais vezes em 2018”, garante.

 

RÁPIDAS

MINEIROS FAZEM BONITO NA ÚLTIMA

DO BRASILEIRO DE TURISMO 1.600CC

Interlagos recebeu, no fim de semana, a 10ª etapa do Paulista de Velocidade, também válida, na categoria Turismo 1.600cc (Marcas e Pilotos), pelo encerramento do Brasileiro. E o domínio no mais tradicional circuito do país foi dos mineiros. A corrida do sábado foi marcada pela vitória do atual bicampeão estadual Gustavo Mascarenhas, com o Uno da equipe Curvel/Fast Racing, à frente dos irmãos Wanderson e Leandro Freitas, com o VW da Contagem Motor Peças. No domingo, em um impressionante grid de 49 carros, melhor para os irmãos Freitas, com Gustavo em terceiro lugar. Na Old Stock (que usa os antigos Chevrolet Opala reformados e adaptados à competição), Vinícius Pimentel conseguiu uma segunda posição.

 

DUPLA DE BH VAI EM BUSCA DO TÍTULO

ENTRE OS CARROS NO PRÓXIMO CERAPIÓ

Uma das duplas mais experientes do fora de estrada 4x4 de regularidade no Brasil, os mineiros Renato Martins e Enedir da Silva Júnior estão confirmados entre os inscritos do tradicional enduro/rally Cerapió. Este ano, fazendo jus ao nome, a prova tem início em Trairi, no Ceará, em 23 de janeiro, com chegada em Teresina, no Piauí, quatro dias depois. Com o Mitsubishi Pajero da equipe SP Imports, piloto e navegador vão buscar o tricampeonato na categoria Master (venceram em 2015 e 2016). “Temos que nos preparar por uma competição de alto nível técnico, tanto no levantamento de trilhas e médias de velocidade exigidas em planilha quanto pelo nível de nossos adversários”, destaca Enedir.

 

PESADOS DA COPA TRUCK VÃO ACELERAR

NO CIRCUITO DOS CRISTAIS EM MAIO

Depois de um adiamento este ano, para que o traçado pudesse receber todos os ajustes de segurança necessários, uma das categorias mais populares do esporte motor no Brasil estreará em solo mineiro no ano que vem, com promessa de casa cheia. Os caminhões da Copa Truck farão, em 27 de maio, no Circuito dos Cristais, em Curvelo, a terceira etapa da temporada, abrindo a Copa Sudeste. Sucessora da F-Truck, a categoria voltará a ter status de Campeonato Brasileiro em 2018, mas manterá a distribuição de títulos por regiões do país, além de visitar também Buenos Aires (Argentina) e Rivera (Uruguai).