Tenistas mineiros estreiam no Aberto da Austrália com o título na mira

Da redação
Hoje em Dia - Belo Horizonte
17/01/2017 às 20:56.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:27

A bolinha verde já quica nas quadras do Melbourne Park desde segunda-feira, mas só nessa quinta o primeiro dos quatro torneios do Grand Slam começa para as principais esperanças brasileiras.

Os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo iniciam a disputa da chave de duplas do Aberto da Austrália numa condição invejável, mas, ao mesmo tempo, sob uma pressão proporcional.

O primeiro, em parceria com o escocês Jamie Murray, irmão de Andy, líder do ranking da ATP em simples retorna ao torneio na condição de atual campeão e cabeça de chave número 2.

O que deveria ser sinônimo de um caminho mais fácil nas primeiras rodadas, no entanto, não se confirmará na prática. De cara, eles enfrentarão os norte-americanos Sam Querrey e Donald Young, fortíssimos nas quadras rápidas (o primeiro chegou a figurar entre os 20 do mundo em simples). O sorteio da chave, aliás, encaminhou uma trajetória nada fácil para a dupla, vice-campeã do ATP de Sidney.

Situação não muito diferente da enfrentada por Marcelo, que passa a ter o polonês Lukasz Kubot como parceiro fixo, depois que o croata Ivan Dodig preferiu priorizar a carreira em simples. Cabeças de chave número 7, eles também encaram uma dupla entrosada: os suecos Andreas Siljestrom e Johan Brunstrom.

ROGERINHO SEGUE

Em simples, a participação brasileira segue o roteiro previsto, diante da força dos adversários. Se Thomaz Bellucci foi eliminado pelo tenista da casa Bernard Tomic e Thiago Monteiro não resistiu ao francês Jo-Wilfried Tsonga (embora tenha vencido um set e mostrado evolução), Rogério Dutra Silva soube aproveitar bem a chance de encarar um rival de nível semelhante.

O paulista, em sua primeira participação na chave principal, chegou a estar perdendo por 2 a 0 para o norte-americano Jared Donaldson, mas mostrou uma impressionante capacidade de recuperação para virar e fechar o confronto por 3 a 2 (3-6, 6-0, 6-1, 6-4 e 6-4), depois de três horas e cinco minutos.

Na segunda rodada, ele terá pela frente pedreira ainda maior: o francês Gilles Simon, 25º do mundo e que, em 2009, alcançou as quartas de final. Com as vitórias relativamente tranquilas de Rafael Nadal (3 a 0 sobre o alemão Florian Mayer) e Novak Djokovic, que superou o espanhol Fernando Verdasco por 3 a 0, a principal surpresa do dia veio da disputa feminina, com a eliminação da australiana Samantha Stosur, 18ª cabeça de chave e vice-campeã em 2006 (venceu o US Open em 2011). Ela foi batida por 2 a 1 pela britânica Heather Watson. Serena Williams, Caroline Wozniacki e Agnieska Radwanska venceram sem dificuldades.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por