O técnico Tite foi “conservador”, mas cumpriu a expectativa de realizar novos testes e dar oportunidades a jogadores do futebol brasileiro ao convocar o goleiro Cássio (Corinthians) e o meia-atacante Luan (Grêmio) para os próximos jogos da Seleção.

O radar do treinador, porém, continua ligado. E, inclusive, apontado para Minas Gerais. Durante entrevista coletiva após a convocação para as Eliminatórias Sul-Americanas, nesta quinta-feira (10), Tite revelou uma lista com outros atletas observados no país, dentre eles o zagueiro Gabriel (Atlético) e o lateral-esquerdo Diogo Barbosa (Cruzeiro).

“Tem o Gabriel, do Atlético Mineiro, que eu já citei anteriormente. Tenho o Arthur, que eu falei, do Grêmio. O Diogo Barbosa, do Cruzeiro. O Arana (Guilherme, do Corinthians), fazendo um grande campeonato, o Bruno Henrique, do Santos...”, elencou o treinador da Seleção.

Formado na base alvinegra, Gabriel tem 22 anos e estreou pelo time principal do Galo em fevereiro de 2014. Desde então, fez 63 partidas, marcou três gols e conquistou um título pelo clube (Campeonato Mineiro de 2017).

Já Diogo Barbosa chegou à Raposa no início da atual temporada, contratado após ter se destacado pelo Botafogo. Titular absoluto desde então, o atleta de 24 anos disputou 42 jogos, fez um gol e foi eleito o melhor da posição no Estadual.

Desde o início do trabalho do novo técnico, há cerca de um ano, apenas cinco jogadores do futebol mineiro foram convocados. São eles o cruzeirense Henrique e os atleticanos Rafael Carioca, Fábio Santos, Marcos Rocha e Robinho.

Disputa aberta

Uma possibilidade era que Tite aproveitasse a situação confortável no torneio (o Brasil já está classificado para o Mundial) e chamasse até um número maior de jogadores dos clubes brasileiros, devido à recente retomada dos trabalhos nos campeonatos da Europa. Ele preferiu, contudo, dar sequência à base da equipe. Mesmo assim, garantiu que não há “cadeira cativa” na Seleção.

“Eu não posso fechar os olhos. Seria muita incompetência da minha parte fechar os olhos para jogadores com essa qualidade. E não vou fazer. Fidelidade eu tenho a desempenho e a critérios. Se fidelidade fosse a comprometimento, o Gil (zagueiro do Shandong Luneng-CHN) tinha que estar aqui hoje, o Weverton (goleiro do Atlético-PR) tinha que estar aqui hoje”, acrescentou.

Durante a entrevista, Tite citou ainda o volante Douglas (Girona-ITA), os meias Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE), Diego (Flamengo) e Rodriginho (Corinthians), e os atacantes Richarlison (Watford-ING) e Diego Souza (Sport).

Os jogadores convocados representarão a Seleção Brasileira nos duelos contra Equador e Colômbia, pela penúltima rodada dupla das Eliminatórias Sul-Americanas. Os jogos estão marcados para os dias 31 de agosto, na Arena do Grêmio, e 5 de setembro, na cidade de Barranquilla.

Confira a lista completa:

Goleiros:
Alisson (Roma-ITA)
Cássio (Corinthians)
Ederson (Manchester City-ING)

Zagueiros:
Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA)
Miranda (Internazionale-ITA)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)
Rodrigo Caio (São Paulo)

Laterais:
Daniel Alves (Paris Saint-Germain-FRA)
Fagner (Corinthians)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Filipe Luis (Atlético de Madrid-ESP)

Meias:
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN)
Giuliano (Zenit-RUS)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Willian (Chelsea-ING)
Luan (Grêmio)

Atacantes:
Neymar (Paris Saint-Germain-FRA)
Gabriel Jesus (Manchester City-ING)
Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)