A temporada do automobilismo mineiro chega à metade e já é tempo de conhecer os primeiros campeões. Como é tradição, julho será marcado pelas duas fases do Brasileiro de Kart, na pista do Beto Carrero World, em Penha (SC), com recorde de inscritos já garantido. Antes disso, no entanto, o Mineiro chega ao seu final, com a quarta e decisiva rodada dupla, sábado, no RBC Racing, em Vespasiano. A programação, com entrada franca, começa, às 8h, com os treinos.

Na pista, a promessa é de bons pegas e disputas emocionantes em todas as categorias, na busca por títulos que, muitas vezes, são os primeiros de currículos que vão adiante e podem chegar às principais categorias internacionais. Que o digam nomes como Sérgio Sette Câmara (atualmente na F-2); Cristiano da Matta (F-Indy e F-1); Clemente Jr. (que chegou à F-3 inglesa), Victor Corrêa (destaque da Radical EuroSeries de protótipos) e Guilherme Silva (disputou o Europeu de F-Renault).

Com a pontuação majorada nesta etapa e a obrigatoriedade de descartar os dois piores resultados na soma das oito largadas, em nenhuma das cinco categorias o campeonato foi decidido de forma antecipada.

Além de acelerar, muitas vezes será o caso de fazer contas para, então poder comemorar. O uso de motores sorteados (todos são preparados pela RBC, hoje referência no kart nacional) também ajuda a manter o suspense.

Na Mirim, para os nascidos depois de 2005, 10 pontos separam os três primeiros: Lucas Moura (64), Matheus Sena (59) e Miguel Máximo (54), com 36 ainda em disputa .
Situação semelhante à da Cadete (até 12 anos incompletos), com quatro pontos separando o líder, Luca Neuenschwander, do vice, Henrique Magioni. Os dois, aliías, estão entre as principais revelações da temporada.

Pai e filho
A curiosidade é que a família Neuenschwander pode terminar a competição com dois títulos, já que Mauro, pai de Luca, é o více-líder na Super Sprinter, que agrupa os pilotos da Graduados, Novatos, Sênior A, B e Super Sênior. O desafio será bater Fernan do Buzollo, que comanda a classificação.

Já a Júnior Menor (até 15 anos incompletos, é liderada por Pedro Souza, com 74 pontos, à frente de Lucas Staico (66) que, no entanto, chega motivado pelo título paulista. Dona de um dos mais numerosos grids da competição, a F-400 (para karts com motores estacionários quatro tempos), é comandada por Antônio de Pádua, seguido por Humberto Alves e Luiz Pinheiro. A Super Indoor (para karts de aluguel) tem Lincoln Luiz à frente de Washington Santos e Leonardo Haiduck.

 

RÁPIDAS

SEGUNDA ETAPA DO MINEIRO DE RALLY
ENCERRA INSCRIÇÕES COM ANTECEDÊNCIA

Quase duas semanas antes da disputa da segunda etapa do Mineiro de Rally de Velocidade, na Fazenda do Treme, em Inhaúma, o limite de 40 inscritos foi alcançado, confirmando a força da modalidade no ano de retomada da competição. UTVs, carros, gaiolas, motos e veículos da categoria cross-country (picapes, protótipos e jipes) vão acelerar dia 24 no sentido inverso ao da primeira prova, e com cada passagem pelo trecho cronometrado ampliada de 20 para 25 quilômetros, graças à adoção de um novo trecho. Mais uma vez o campeonato atrai pilotos e navegadores de outros estados, motivados pelo alto nível das disputas.

TCMG CANCELA EVENTOS OFF-ROAD
PREVISTOS PARA A GRANDE BH

As provas de enduro de regularidade e velocidade previstas para a Região Metropolitana de Belo Horizonte este ano foram canceladas ou serão remanejadas pelo Trail Clube Minas Gerais (TCMG) para evitar problemas no cumprimento à legislação ambiental. A medida foi tomada depois que uma liminar impetrada pelo Ministério Público levou ao encerramento antecipado do Red Bull Minas Riders, evento de enduro extremo que terminaria em Nova Lima, alegando falta de licenciamento prévio. De acordo com o TCMG, os entendimentos foram iniciados com as autoridades para definir as condições de retomada das provas sem descumprir as exigências legais. “Nas condições atuais, seria temerário realizar qualquer tipo de prova com veículos automotores em regiões de proteção ambiental, ainda que sustentáveis”, diz nota divulgada pelo clube.

CORRIDA DE LONGA DURAÇÃO EM BETIM
DEFINE O VENCEDOR DA "THE KART CUP"

Chegou a hora de conhecer os campeões da The Kart Cup. Domingo (18), o Kartódromo de Betim será o palco da grande final do campeonato. Cinco pilotos têm chances reais de título: Leo Mol, Ramon Tancredo, Mateus Amaral, Adriano Juliani e Rildo Wendel, separados por uma diferença de apenas seis pontos. A corrida será em formato diferente e mais extensa, com 40 minutos de duração e uma parada obrigatória nos boxes para troca de kart, e promete emoção do início ao fim. A largada está prevista para as 10h (a programação tem início às 9h15) e a entrada é franca. A The Kart Cup tem apoio do Jornal Hoje em Dia, Arflan Hidráulica Industrial, Planejados PH, Oficina Quality Service e Akamig.