Com o Tupi já classificado de maneira antecipada, o futebol mineiro pode colocar seus dois representantes na próxima fase da Série C. 

Para isso, o Tombense precisa manter o embalo e confirmar uma surpreendente vaga nas quartas de final, diante do eliminado Macaé, neste sábado (9), às 17h.

Dá uma moral, uma confiança maior pra este grupo. A gente está crescendo na hora certa. Precisávamos vencer as três partidas. Já vencemos duas, e agora temos mais uma final”

Ewerton Maradona
Em entrevista ao site Globoesporte.com

O Gavião Carcará chegou a estar virtualmente fora da disputa no Grupo B da competição. O time da Zona da Mata, entretanto, chega a esta última rodada com boas probabilidades.

O Tombense vem empolgado após um empate fora de casa (1 a 1 com o Bragantino) e duas vitórias consecutivas no Estádio Almeidão, ambas sobre concorrentes diretos (Ypiranga-RS, por 3 a 0, e Botafogo-SP, por 2 a 1).

Agora, o Gavião depende apenas das próprias forças para manter vivo o sonho do acesso à Segunda Divisão, pois qualquer vitória é suficiente para garantir a classificação às quartas.

Em caso de empate, o time mineiro torce contra o Ypiranga no duelo com o Botafogo. E, se for derrotado, ainda poderá obter a vaga, apostando em um empate entre os dois adversários direitos e, também, em um tropeço do Joinville.

Disputa aberta

Os quatro melhores colocados se classificam para a fase seguinte. Nas quartas de final, o líder de uma chave enfrenta o quarto colocado da outra, e assim sucessivamente, em duelos de ida e volta.

Nesta última rodada da etapa de classificação, todos os atuais integrantes do G-4 ainda têm chances matemáticas de ficarem com a primeira posição no grupo dos mineiros, sendo que São Bento e Volta Redonda farão um confronto direto entre si.

A liderança, porém, parece não preocupar tanto o técnico do Tupi, Aílton Ferraz. Pensando nas possíveis suspensões, o treinador do Galo Carijó adiantou que deve preservar os pendurados Lucas e Diego Luís. Além disso, ele não contará com os suspensos Marcel e Leandro Brasília no duelo com o eliminado Bragantino, também às 17h.

Se as posições se mantiverem, o adversário do Tupi na próxima fase será o Fortaleza, enquanto o Tombense enfrentará o Sampaio Corrêa.