Três dos quatro mineiros na Superliga entram em quadra diante da torcida

Rodrigo Gini
rgini@hojeemdia.com.br
04/02/2017 às 09:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:41

A previsão foi feita pelo técnico do Minas, Nery Tambeiro, antes do início da temporada da Superliga Masculina: as equipes da competição se dividiriam em três grupos principais – o Cruzeiro, um degrau acima dos demais; três paulistas (Sesi, Taubaté e Campinas) em seguida e uma briga de foice entre os demais times pelas quatro vagas restantes nas quartas de final. 

Passadas as 11 rodadas do turno e três do returno, o único que desafiou o lado “adivinho” do comandante minas-tenista foi o Montes Claros, que virou a primeira fase em terceiro, perdeu a posição com duas derrotas seguidas e se estabeleceu em quinto, folgado em relação a quem vem em seguida e com um lugar entre os quatro ainda na mira.

O que não quer dizer que o cenário para as fases decisivas da competição já esteja traçado. Os quatro representantes mineiros entram hoje em quadra com missões distintas e, para três deles, com a vantagem de atuar diante da torcida. 

Matematicamente classificado graças à campanha invicta (ainda que vença todos os jogos restantes por 3 a 0, o Bento Vôlei, nono colocado, chegaria no máximo aos 39 pontos), o líder Cruzeiro, que soma 41, recebe às 19h, no Poliesportivo do Riacho, em Contagem, o vice-lanterna Maringá (ingressos à venda no ginásio, a R$ 10 – inteira, com meia-entrada a R$ 5). 

O desafio, ainda que não valha vantagem ou dê troféu, é ampliar a sequência sem derrotas que, se mantida no returno, seria inédita. O técnico Marcelo Méndez tem mais uma boa oportunidade de usar os atletas do banco, pensando num mês que será marcado ainda pela disputa do Sul-Americano, em Montes Claros (entre os dias 21 e 25), e promete exigir bastante do grupo.

Pequi
A competição também envolverá o Pequi Atômico, do técnico Marcelinho Ramos, que, no entanto, não pode se dar ao mesmo luxo. E, às 18h, recebe no Poliesportivo Tancredo Neves o São Bernardo, décimo, disposto em encostar de vez no Campinas e o Taubaté – o quarto lugar é o objetivo dos mineiros, que lutam pela chance de decidir a classificação às semifinais em casa.

Vale ainda torcer para que o Minas, que entra em quadra mais cedo, na Arena JK (14h10), surpreenda o Taubaté – algo perfeitamente possível diante da última exibição da equipe, que vendeu caro a derrota para o Sesi na capital paulista e somou um ponto com o 3 a 2 (havia vencido no turno, em BH). Como tem sido costume, o destaque do jovem grupo foi o oposto Felipe Roque, de apenas 19 anos, que vem dividindo a responsabilidade de liderar a pontuação com o cubano Bisset.

O time da Rua da Bahia luta diretamente com o Juiz de Fora pela sexta posição – o JF Vôlei é o único mineiro a atuar fora de casa, às 20h, mas, diante do lanterna Castro (que ainda não venceu), tem tudo para trazer os três pontos do interior paranaense.

Rodada
Também hoje, completam a rodada Canoas x Campinas, na cidade da Grande Porto Alegre, e Sesi x Bento Vôlei, no Ginásio da Vila Leopoldina, na capital paulista.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por