Treinos no autódromo de Curvelo têm recorde e elogios

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
26/07/2016 às 14:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:01
 (YSports/divulgação)

(YSports/divulgação)

A primeira atividade oficial no mais novo autódromo do país (e o primeiro de Minas Gerais em condições de receber as principais categorias do automobilismo e do motociclismo) foi sucesso total especialmente entre os que prometem ser as estrelas do Circuito dos Cristais, em Curvelo: os pilotos. Alguns deles viajaram um bocado (houve quem encarasse os mais de 1.700 quilômetros desde Cuiabá) para conhecer o traçado de 4.420m em Curvelo, que será palco do GP Gerais – competição de motovelocidade e Marcas e Pilotos – com a primeira etapa em 2 e 3 de setembro. E com cronometragem e todo o esquema de sinalização e resgate operacionais, quem andou gostou muito e promete voltar. Promessa de grids cheios nas várias categorias, com nomes consagrados se juntando a estreantes que terão a chance de acelerar com segurança, longe dos riscos das ruas e estradas.

Embora o asfalto ainda esteja longe da condição esperada – com o vento a poeira do entorno acabou indo para a pista e somente com a passagem constante das motos e carros o piso ganhará a camada de borracha ideal –, não demorou para que as marcas começassem a se suceder. No fim do retão dos boxes, as máquinas mais velozes superaram os 280 quilômetros por hora e as referências extra-oficiais que havia caíram rapidamente. O paulista Juninho Trudes, piloto da categoria Superbike 1.000cc, foi o melhor na soma dos dois dias de treinos, com 2min00s825 (média de 136km/h), tempo que acredita poder baixar bastante nos próximos treinos. Outra atração foi o mineiro Gabriel Ruach, de apenas 17 anos, o melhor a bordo de uma 600cc. E feras como os paulistas Santo Feltrin, várias vezes campeão brasileiro nos anos 1980 e 1990 e Sérgio Laurentys elogiaram a estrutura disponível no circuito mineiro, que consideraram bastante seguro e desafiador.

Um novo treino livre está previsto para 14 de agosto, com a expectativa de participação ainda maior, tanto nas duas quanto sobre quatro rodas. Ainda este ano o Circuito dos Cristais receberá, além das etapas do GP Gerais, a penúltima prova do Brasileiro de Stock Car (em 20 de novembro) e a Superbike Brasil Series.

Leia mais:

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por