SÓCHI (Rússia) - Quem não estiver em Moscou no dia 14, estará colado a uma tela. A Copa do Mundo começa nesta quinta-feira, num torneio rodado para o planeta. Na Rússia, anfitriã da edição de 2018, dois canais dominam a transmissão dos 48 jogos da primeira fase. Ou melhor, dos 47, pois um confronto foi esquecido.

Na tabela de partidas no site da FIFA, já é possível identificar os donos dos direitos de transmissão de cada um dos confrontos, dividindo as emissoras por país. No caso da Rússia, a Match! e a Channel One (ligadas ao Governo) dividem o "broadcasting" de 46 jogos. Uma só partida sobrou para a RTR, que passará Rússia x Egito em 19/6.

O que as três emissoras deixarão em segundo plano é o duelo entre Senegal e Japão pelo Grupo H, em 24 de junho, na Arena Ecaterimburgo. O confronto entre africanos e asiáticos, entretanto, está na grade da Fox Sports Brasil, a emissora brasileira que passará todos os jogos dos grupos. 

Ela divide a transmissão com a TV Globo e o SporTV (canal fechado da Globosat). Os jogos da Copa serão passados para 136 países ao redor do globo. E já foram vendidos mais de 2,4 milhões de ingressos, sendo que os EUA e o Brasil lutam pelo posto de país estrangeiro com mais torcedores na Rússia, que garantiu 800 mil dessas entradas. 

O pontapé inicial da Copa 2018 será entre Rússia e Arábia Saudita às 18h de Moscou desta quinta (14), às 12h de Brasília, com cerimônia de abertura e programação especial nas Fan Fests da Fifa espalhadas pelas cidades-sedes.