UCI e Japão se aproximam de acordo para ciclismo ser fora de Tóquio na Olimpíada

Estadão Conteúdo
04/11/2015 às 15:24.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:20

Se o Rio não teve o privilégio de organizar os Jogos Olímpicos já dentro da chamada "Agenda 2020", Tóquio vem aproveitando bem as novas diretrizes do Comitê Olímpico Internacional (COI). Nesta quarta-feira, o comitê organizador e a União Ciclística Internacional (UCI) informaram terem se aproximado de um acordo para levar as provas de ciclismo de pista, mountain bike e BMX para uma cidade localizada a cerca de 2 horas de Tóquio via trem.

Para ser escolhida sede dos Jogos Olímpicos de 2020, Tóquio propôs que todas as competições fossem realizadas a um raio de até 8km da Vila Olímpica. No caso do Rio, por exemplo, Deodoro fica a 20 quilômetros do Parque Olímpico.

Mas com a aprovação da Agenda 2020 pelo COI, Tóquio recebeu autorização para procurar alternativas para baratear a organização dos Jogos. O basquete, por exemplo, foi levado para Saitama, a aproximadamente 1h do centro de Tóquio. Esgrima, tae kwon do e luta vão acontecer num gigantesco centro de convenções em Chiba, também a uma hora da capital japonesa.

As provas de ciclismo inicialmente estavam programadas para acontecerem na baía de Tóquio, mas a construção de três estruturas que servem apenas para uma modalidade geraria altos custos para os organizadores. Em Izu, fora da metrópole, há mais espaço disponível. Além disso, já existe um velódromo, que só precisaria ser reformado.

Inicialmente, a UCI foi contra a mudança, alegando que isso influiria negativamente na experiência olímpica de atletas e torcedores. Agora, a entidade parece convencida. "Estou otimista de que vamos encontrar uma solução nas próximas semanas", disse à agência de notícias The Associated Press o presidente da UCI, Brian Cookson.

"Temos agora um melhor entendimento do que é possível e o que não é possível. Nós continuamos querendo uma ou duas garantias sobre as mudanças que foram propostas: o impacto que vai existir sobre os eventos de ciclismo e o sucesso desses eventos. Não quero falar muito até que cheguemos a um acordo final, mas é inevitável aceitar que haverá mudanças nas sedes e estamos tomando cuidado para assegurar que vamos minimizar qualquer impacto negativo disso", assegurou o dirigente.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por