O Natal chegou apenas nas vitrines das lojas e centros comerciais, mas, para o esporte motor, o calendário já indica tempo de balanço, de recuperação de uma temporada pesada de treinos e competições e dos planos para 2018.

Em se tratando das duas rodas em Minas, há muito o que comemorar. Não só as principais modalidades – motovelocidade, motocross, enduro de regularidade, enduro FIM e cross-country – apresentaram competições de elevado nível técnico (o último terá sua etapa decisiva dia 9), com forte presença de pilotos de outros estados, como os mineiros fizeram bonito nos certames nacionais e mesmo fora do país.

Caso de Rômulo Bottrel. Com uma KTM da equipe Orange BH, além do título brasileiro de Enduro FIM (velocidade) na categoria E3, ele integrou a equipe brasileira que conquistou uma inédita oitava posição nos Seis Dias Internacionais de Enduro (ISDE), superando potências da modalidade nas trilhas francesas de Brive-La Gaillarde. Também no Enduro FIM, Júlio César Elisiário, que defende a equipe Honda/Zanol, garantiu o vice na categoria E2. O piloto de Caetanópolis foi superado apenas pelo capixaba Bruno Crivilin (que compete pela mineira Orange BH).

Pélmio Simões, mais um representante da Orange BH, levou o bicampeonato na Over 45, enquanto Nielsen Bueno, de Bueno Brandão (Sul do estado) sagrou-se campeão na Over 35.

No Rally dos Sertões, principal prova da modalidade do país e uma das mais exigentes do planeta, o araxaense Marco Antônio Pereira esteve muito próximo de um lugar no pódio geral entre as motos, até que a quebra da biela do motor de seu protótipo no último dia de prova tirasse a chance do ótimo resultado. O piloto não terminou o ano de mãos vazias, no entanto: conquistou o título mineiro de Rally invicto, com vitória nas duas etapas disputadas em Inhaúma e na de Morada Nova de Minas.

Regularidade

Berço do enduro de regularidade, o estado recebeu duas etapas do Brasileiro (Lavras e Lagoa da Prata) mas, curiosamente, não consagrou este ano nenhum campeão. Reflexo da força cada vez maior de capixabas, paranaenses, gaúchos e catarinenses, que se tornaram os principais rivais dos mineiros nas disputas nacionais.

Não que os representantes das alterosas tenham feito papel de coadjuvantes, muito pelo contrário. O lavrense Tunico Maciel terminou o ano como o terceiro melhor do país na categoria Master, batido apenas pelo paranaense Emerson Loth, o “Bombadinho” e pelo capixaba Jomar Grecco.

Jomar, aliás, foi o grande vencedor do Enduro da Independência que, este ano, desbravou percurso inédito, partindo de Aparecida do Norte (e abrindo as comemorações dos 300 anos da descoberta da imagem da padroeira) e chegando a Lavras. Correndo no quintal de casa, o experiente Dário Júlio não deu chance aos adversários na categoria Over 40.

 

RÁPIDAS

HORA DE CONSAGRAR OS CAMPEÕES

NA TAÇA MINAS GERAIS DE KART

A temporada do kart no estado chega ao fim neste sábado, com a quarta rodada dupla da Taça Minas Gerais, no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano. A expectativa dos organizadores é de que mais de 50 pilotos marquem presença nas disputas das categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Super Sprinter e F400. Além disso, outras atrações são a disputa do Mineiro de Kart Indoor (de aluguel) e a formatura, com direito a corrida, de mais uma turma do projeto Piloto do Futuro, hoje o mais bem-sucedido do país na descoberta e estímulo à formação de novos talentos. A programação, com entrada franca, tem início às 8h, com os treinos de aquecimento, seguidos pelas tomadas de tempos e pelas corridas.

REPRESENTAÇÃO FORTE NA FINAL

DO 14º FORMULA SAE, EM PIRACICABA

Nada menos que 11 instituições de ensino mineiras vão estar em ação no Autódromo ECPA, em Piracicaba, na 14ª edição do Fórmula SAE. A competição é realizada pelo escritório brasileiro da Sociedade dos Engenheiros Automotivos e confronta a eficiência dos estudantes no desenvolvimento de pequenos carros de fórmula movidos a combustão ou elétricos – não apenas a velocidade estará em questão, mas consumo de combustível, segurança, design e resistência. Participam do desafio as equipes do Cefet, das universidades federais de Minas Gerais, Viçosa, São João del-Rei, Itajubá (com dois times) e Lavras entre os modelos a combustão. UFMG e UFLA também competem entre os elétricos.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O ÚLTIMO

TRACKMIX DO ANO EM CURVELO

Estão abertas as inscrições para o Trackmix Especial/Festa dos Campeões, treino coletivo para as motos no Circuito dos Cristais, em Curvelo, nos dias 8 e 9. O evento contará com a participação especial do piloto e jornalista Rafael Paschoalin, primeiro brasileiro a competir no Tourist Trophy da Ilha de Man (Inglaterra) e na subida de montanha de Pikes Peak (EUA). Ele ministrará um curso de técnicas avançadas de pilotagem e esclarecerá dúvidas sobre acerto das máquinas. Além disso haverá a premiação dos vencedores do GP Gerais, o Mineiro de Motovelocidade. Informações sobre preços e inscrições no Whatsapp (31) 99106-5614.