Uma família boa de braço vai parar nas telas

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
10/05/2017 às 20:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:30

Sabe aquelas histórias reais tão boas que dariam um filme? E o caso da saga da família Da Matta nas pistas, que se transformou no documentário Família Gasolina, dirigido por Guilherme Malburg, e que pode ser assistido no YouTube, no goo.gl/SVdw41 – aliás, é obra mais que recomendada para quem gosta da velocidade, de divertidos (e outros nem tanto) episódios de bastidores e quer conhecer melhor uma fase de ouro do automobilismo brasileiro.

Ao longo de uma hora e 22  minutos, é possível mergulhar numa máquina do tempo que leva aos tempos de Toninho da Matta no kart, o início brilhante correndo muitas vezes em circuitos de rua improvisados e o acidente que prejudicou o sonho de acelerar no exterior, o que acabaria realizado anos mais tarde pelo herdeiro Cristiano – o pai ainda conquistaria vários títulos brasileiros de Marcas transformando a paixão em profissão e forma de sustento da família.
E do baú de recordações dos Da Matta surgem ainda imagens de um jovem Cristiano dando seus primeiros passos no kart e surpreendendo adversários mais experientes e com melhor equipamento. Há ainda uma rivalidade que se tornaria lendária com Hélio Castroneves, o sucesso na Indy, a chegada e a decepção com o mundo da F-1, tudo contado pelos personagens principais, pelos irmãos Gustavo e Felipe e completado com depoimentos de rivais/amigos (Felipe Giaffone, Christian Fittipaldi) e jornalistas que acompanharam a trajetória de pai e filho, como Lito Cavalcanti.

Toninho, que depois de gravar seus depoimentos só quis ver a obra acabada, admite que as lágrimas não foram poucas. “Eu fiquei em êxtase. Apesar de ter vivido tudo isso, nem sempre consegui ter a noção real de tudo o que passamos e do que conseguimos. E olha que nem tudo foi coisa boa, houve momentos muito difíceis. Além de tudo o trabalho do Guilherme foi sensacional”, explica o ex-piloto, que só sentiu falta da presença de uma integrante da Família Gasolina, a mulher, Marilu. “Ela passou por tudo isso duplamente, como esposa e mãe, sempre me ajudou nas minhas loucuras e depois sofreu ao ver o Cristiano acelerando a quase 400 quilômetros por hora”.

  

RÁPIDAS

 CAMPEÃO EM 2016, CAPIXABA ABRE NA

FRENTE A TEMPORADA DO GP GERAIS

O capixaba Fernando Guerra mostrou que ruma ao bicampeonato do GP Gerais, o Mineiro de Motovelocidade, ao vencer a primeira etapa da temporada na categoria Superbike 1.000cc Pro no Circuito dos Cristais, em Curvelo. Rodrigo Dazzi, com uma BMW, foi o melhor na categoria Superbike Stock, enquanto Jirios Abboud recebeu a bandeirada na frente na Master. Toninho Franzen (Kawasaki), na Supersport 600cc, foi outro que começou o campeonato como terminou o anterior, no alto do pódio. Éder Farofa venceu na 1.000cc Light e Enzo Garcia dominou a prova inaugural das 300cc. A competição prossegue nos dias 1º e 2 de julho.

SÉRGIO SETTE CÂMARA DISPUTA A

SEGUNDA ETAPA DA F-2 NA ESPANHA

Depois de uma estreia de aprendizado no Barein, com direito a volta mais rápida na primeira corrida, o mineiro Sérgio Sette Câmara volta à pista no fim de semana para a segunda rodada dupla da F-2, preliminar do GP de Espanha de Fórmula 1. Para o piloto, será a chance de correr na cidade em que vive desde 2014 e a experiência nos treinos coletivos e na F-3 o ajudarão a conseguir um acerto ideal para o Dallara da MP Motorsport. “Estudei bastante com os engenheiros e temos muitas informações para a melhoria do desempenho do carro.

INSCRIÇÕES AINDA ABERTAS PARA

O RED BULL MINAS RIDERS

Quem ainda não garantiu presença no Red Bull Minas Riders, uma das principais provas de enduro extremo do mundo, pode fazê-lo no http://www.redbullminasriders.com/registration/registro. O evento será disputado entre os dias 17 e 21, em trilhas no entorno da capital mineira.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por