Na Europa e nos Estados Unidos, eles são uma verdadeira febre. Por aqui, começam a ganhar espaço na esteira do sucesso do antigomobilismo. O Circuito dos Cristais, em Curvelo recebe, de amanhã a domingo, um evento que promete se tornar tradicional no calendário brasileiro: o “Clássicos nos Cristais”. Uma chance não apenas de admirar carros e motos mantidos de forma impecável, como de ver supermáquinas, ainda por cima desafiando o cronômetro.

Aliás, de quatro formas diferentes. Para a turma mais tranquila, haverá a disputa do Rally de Regularidade-Troféu Jan Balder (homenagem a um dos grandes nomes da era romântica do automobilismo brasileiro), aberto a modelos de rua e que premiará quem se mantiver mais próximo da média estabelecida pela organização. Competição séria para alguns, diversão para outros, que preferem aproveitar a paisagem a bordo dos “velhinhos”.

Outra atração é a prova de abertura da Classic Cup, essa sim destinada a modelos antigos de todos os tipos preparados para acelerar nos 4.42om e divididos conforme a cilindrada dos motores (máquinas fabricadas depois de 1988 não têm vez nas disputas). O campeonato promete se transformar em atração constante neste que é o primeiro autódromo internacional do estado e completa o primeiro aniversário no feriado.

Arrancada
Outra atração será a Old Drag Race, uma prova de arrancada na reta dos boxes em que a ordem será queimar a borracha dos pneus e completar no menor tempo possível a distância do quarto de milha (402m). Neste caso, uma atração à parte serão os muscle cars importados e nacionais: Opalas, Mavericks, Mustangs e Camaros, além dos Hot-Rods (antigos preparados no melhor estilo norte-americano, com muitos cromados e força nos motores).

Não vai faltar ainda, para os mais rodados, como calhambeques das décadas de 1920 e 1930, uma Crazy Race (corrida maluca), no espírito do desenho animado de mesmo nome – e um dos grandes baratos da viagem no tempo será a chance de se vestir como os pilotos dos tempos em que faltava segurança e sobrava coragem.

Além disso, dezenas de modelos estarão em exposição para o público, que poderá conferir ainda uma feirinha com todo o tipo de artigo ligado ao antigomobilismo, das peças e acessórios às miniaturas. Os ingressos, de R$ 20 (acesso hoje e amanhã) a R$ 60 (passaporte para os quatro dias) podem ser adquiridos no www.classicosnoscristais.com.br.

 

RÁPIDAS

IGOR FRAGA FAZ BONITO E VENCE EM SUA
ESTREIA NA FÓRMULA 4 SUL-AMERICANA

NACAM

O ipatinguense Igor Fraga fez bonito na etapa da F-4 Latino-Americana que serviu como preliminar da sexta prova do Mundial de Endurance, as 6h do México, no Circuito Hermanos Rodríguez. Em seu primeiro contato com o traçado e o chassi Mygale da equipe Prop Car-RRK, ele venceu a primeira corrida da rodada dupla e garantiu um terceiro lugar na segunda, mesmo largando em oitavo devido à inversão de posições no grid. Fraga encarou, além das promessas locais, pilotos da Colômbia e República Dominicana, causando ótima impressão.

 

 

 

 

MINEIRO É MEDALHA DE OURO NOS SEIS DIAS,
A 'OLIMPÍADA MUNDIAL DO ENDURO

O piloto mineiro Rômulo Bottrel (Orange BH KTM) foi um dos destaques da edição 2017 dos Seis Dias Internacionais de Enduro (ISDE), competição entre países disputada este ano em Brive La-Gaillarde (França). Além de ajudar o time brasileiro (composto ainda por Bruno Crivillin, Diego Colett e Gustavo Pellin) a alcançar uma inédita oitava posição geral, ele conquistou a medalha de ouro, ao concluir a competição com um tempo inferior a 110% do registrado pelo vencedor de sua categoria, a E3 (foi o 16º na classificação acumulada).

RAFA MATOS VOLTA ÀS PISTAS NOS EUA,
PARA DESAFIO EM WATKINS GLEN

Em sua quarta prova na Trans-Am norte-americana (categoria com chassis tubulares e motores V8 de concepção semelhante à Nascar, mas em circuitos mistos e de rua), o mineiro Rafa Matos espera, pela primeira vez, conseguir um fim de semana perfeito. Em Detroit e Mid-Ohio foi, respectivamente segundo e quinto na classe TA2 apesar de ter largado do meio do grid, devido a problemas nos treinos. Em Road America, foi o pole entre os 24 inscritos mas, sob chuva, acabou atingido por um adversário. Neste fim de semana, em Watkins Glen, próximo a Nova York, o objetivo é se qualificar nas primeiras filas e levar o GM Camaro 88 da equipe HP Tech ao alto do pódio pela primeira vez.