Vila Belmiro foi palco de vitórias celestes em três campanhas

Guilherme Guimarães e Alexandre Simões
esportes@hojeemdia.com.br
26/05/2017 às 19:22.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:44

O Campeonato Brasileiro está apenas na terceira rodada, mas, se for considerada a história, a partida deste domingo contra o Santos, às 16h, na Vila Belmiro, é decisiva para o Cruzeiro.

Nas três campanhas do clube coroadas com títulos na Era dos Pontos Corridos (2003, 2013 e 2014), momentos inesquecíveis foram vividos na casa do Peixe. E a Raposa saiu de lá sempre com três pontos.

Na caminhada do título de 2003, Cruzeiro e Santos foram os grandes concorrentes, fizeram confrontos memoráveis e brigaram durante boa parte do campeonato no topo da tabela. Na oitava rodada daquele Brasileirão, as duas equipes se enfrentaram na Vila Belmiro, e a Raposa levou a melhor, vencendo por 2 a 0, com gols do colombiano Aristizábal e de Mota.

Além de somar três pontos, o time celeste quebrou à época uma invencibilidade, já que não vencia os santistas havia seis jogos pelo Brasileirão Unificado.

Com a expressiva vitória, o Cruzeiro chegaria a 32 jogos sem derrotas, o que representava seis meses sem saber o que era perder.

Um outro fato curioso marcaria aquele jogo. O técnico Vanderlei Luxemburgo, aniversariante do dia, completava 51 anos na ocasião e recebeu de presente, além da vitória celeste, muitos xingamentos da torcida santista.

Bicampeonato

Em 2013, o Cruzeiro conseguiu se distanciar ainda mais dos concorrentes diretos na briga pela taça com um triunfo no sufoco. O Santos havia armado uma forte defesa, e a Raposa tinha dificuldades para chegar ao gol de Aranha. Até que o meia Everton Ribeiro, com mais uma de suas pinturas, resolveu o problema para a equipe. Foi uma vitória maiúscula e que deixava a Raposa com 13 pontos de diferença em relação ao então vice-líder Atlético-PR.

A campanha do bicampeonato, no ano seguinte, foi novamente marcada por uma vitória na Vila Belmiro. A equipe de Marcelo Oliveira já não apresentava um futebol vistoso, mas seguia objetiva e venceu outra vez por 1 a 0. O gol de Ricardo Goulart deixou o Cruzeiro com 70 pontos, cinco à frente do São Paulo, faltando quatro rodadas para o fim da competição.

No domingo, caso vença o Peixe, a Raposa voltará ao G-4 depois de dois anos. E quem sabe não seja um sinal do retorno de bons tempos para o clube.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por