Os 3 a 1 sobre o América, nesta quinta-feira (7), no Independência, pela décima rodada da Série A, fará com que o Atlético complete no próximo dia 26, durante a disputa da Copa do Mundo da Rússia, dois anos sem derrota num clássico mineiro válido pelo Campeonato Brasileiro, considerando-se confrontos contra América e Cruzeiro.

A última derrota atleticana diante de um rival mineiro, no Brasileirão, foi em 12 de junho de 2016, quando perdeu de 3 a 2, de virada, para o Cruzeiro, no Estádio Independência, em partida válida pela sétima rodada daquela edição. O treinador cruzeirense ainda era o português Paulo Bento, que 40 dias depois seria demitido para a volta à Toca da Raposa II de Mano Menezes, que segue lá até hoje.

Este jogo teve outras curiosidades, pois marcou a estreia do atacante Fred com a camisa do Atlético e teve ainda Riascos comandando o ataque cruzeirense e até marcando um gol. Ele, quando defendia o Tijuana, do México, foi personagem na conquista atleticana da Libertadores de 2013, ao ter um pênalti defendido por Victor, nos acréscimos, no jogo de volta das quartas de final já nos acréscimos. Se fizesse o gol ele teria eliminado o time de Ronaldinho Gaúcho e companhia.

Coincidentemente, a série invicta do Galo em clássicos mineiros pelo Brasileirão começa também diante de um time comandado por um treinador português. Duas semanas após a derrota para o Cruzeiro, em 26 de junho de 2016, o Atlético, com gol de Robinho, fez 1 a 0 no América, que na época tinha Sérgio Vieira como treinador.

Nesses dois anos, o Atlético fez sete clássicos pelo Brasileirão, sendo quatro contra o Cruzeiro e três diante do América. Foram seis vitórias e apenas um empate, por 1 a 1 com a Raposa, no Mineirão, em 18 de setembro de 2016.

Os principais goleadores nesta sequência não estão mais na Cidade do Galo, pois são os atacantes Robinho e Fred, que deixaram o clube no início da temporada e balançaram a rede rival três vezes cada, sendo um gol sobre o América e dois sobre o Cruzeiro.

arddddd

Em 19 de maio, com um gol de Roger Guedes, o Atlético chegou à liderança do Campeonato Brasileiro vencendo o Cruzeiro por 1 a 0, em confronto válido pela sexta rodada


Este ano, o Atlético disputará mais dois clássicos, válidos pelo returno do Campeonato Brasileiro. Provavelmente em 16 de setembro, um domingo, encara o Cruzeiro, que será mandante, no Mineirão, pela 25ª rodada.

Na 29ª rodada, o Galo faz seu último clássico pela Série A de 2018 sendo mandante contra o América, em confronto que na tabela básica da competição está marcada para um domingo, dia 14 de outubro.

A SEQUÊNCIA INVICTA DO ATLÉTICO NOS CLÁSSICOS MINEIROS PELO BRASILEIRÃO

DATA

PLACAR

ADVERSÁRIO

LOCAL

GOLS DO ATLÉTICO

26/6/2016

1 x 0

América

Independência

Robinho

18/9/2016

1 x 1

Cruzeiro

Mineirão

Clayton

13/10/2016

3 x 0

América

Mineirão

Fred, Carlos César e Lucas Pratto

2/7/2017

3 x 1

Cruzeiro

Independência

Cazares e Fred/2

22/10/2017

3 x 1

Cruzeiro

Mineirão

Otero e Robinho/2

19/5/1028

1 x 0

Cruzeiro

Independência

Roger Guedes

7/6/2018

3 x 1

América

Independência

Ricardo Oliveira, Cazares e Tomás Andrade