Volta do Mineiro de Rally levantou foi lama, com recorde de inscritos

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
24/05/2017 às 20:19.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:42

Em pleno mês de maio, esperava-se tempo seco e muita poeira. São Pedro resolveu se juntar à brincadeira e acabou mudando a fisionomia da primeira etapa do Mineiro de Rally (CMR), de volta após seis temporadas.

O piso escorregadio do percurso de 19,8 quilômetros traçado na Fazenda do Treme, em Inhaúma, próxima a Sete Lagoas, acabou se transformando numa diversão a mais para pilotos e navegadores, inclusive os que vieram de fora para prestigiar a competição. E garantiram um grid recorde de 33 veículos, entre UTVs, quadriciclos, motos, carros, picapes e gaiolas/protótipos. Sinal de que o CMR está de volta para ficar.

A diversão começou já no parque de apoio, montado na Praça da Manga, onde as tendas das equipes deram origem a um “circo” colorido e movimentado, com o público podendo ver as máquinas de perto e interagir com os participantes. Depois do levantamento do percurso (apenas para carros e picapes), foi dada a largada para a primeira das quatro voltas que compunham a distância cronometrada.

Tirando alguns sustos, poças e a dificuldade habitual para manter os veículos no rumo correto, o que se viu foi a perícia dos competidores à prova, como só ocorre nos ralis, e um ótimo desempenho mesmo de quem tinha seu primeiro contato com a velocidade no evento.

FORASTEIROS
Logo apareceram os mais rápidos nas diversas categorias. O português Nuno Fojo, instrutor de pilotagem da Polaris (fabricante de UTVs) levou a melhor entre os pequenos off-road, que foram maioria no grid, dominando também a categoria Pro, à frente de Maurício Rocha e Wilker Campos.

Celso de Souza dominou na categoria UTV turbo, seguido por Célio Brasil e Fued Mansur. Entre os aspirados, festa de Daniel Costa, seguido por Marcelo Emerick Mendes. Luiz Flávio Cabral levou a melhor entre os Standard (derivados de série) 900cc e André Lima de Souza na 800cc.

Nos quadriciclos, mais um “forasteiro” acabou levantando o troféu de vencedor: o paulista Richard do Amaral, vencedor de provas tradicionais da modalidade no país. Carlos Echternach e Cristiano Calais completaram o pódio.

Sobre duas rodas, mais um piloto com larga experiência em provas de longa duração fez bonito: Marco Antônio Pereira, piloto de Araxa, veterano do Rally dos Sertões. A disputa entre os autocross acabou dominada por Lucas Cruz/Gustavo Pessoa, enquanto Fábio Sacioto/Haroldo Soares foram os melhores nos carros, seguidos por Andrey Iltis/Emerson Showboy.

Na cross-country, Lucas Teixeira/Rafael Dias bateram o protótipo Tiger de Júlio Oliveira. Maitê, irmã de Lucas, garantiu o toque feminino em sua estreia ao volante, com o terceiro lugar. A competição prossegue dia 24, em Sete Lagoas.


DE PATROCINADOR NOVO, SETTE CÂMARA ENCARA
PELA PRIMEIRA VEZ AS RUAS DE MÔNACO

Sérgio Sette Câmara se torna, neste fim de semana, mais um mineiro a ter o privilégio de acelerar no Principado de Mônaco. Com o Dallara da equipe MP, ele encara a terceira etapa da Fórmula 2 nas tradicionais ruas, com direito a novo patrocinador (a linha predator de computadores da multinacional Acer). Para a primeira visita ao circuito de 3.337m, Serginho, que completou essa semana 19 anos, procurou se preparar no simulador – o desafio será aproveitar a sessão única de treinos livres, hoje, para encarar direto a tomada de tempos. A primeira corrida da rodada dupla ocorre amanhã, às 6h30 (de Brasília). A segunda será disputada sábado, às 11h40, depois da tomada de tempos para o GP de Mônaco de Fórmula 1.

PILOTOS DE MG ENTRE OS DESTAQUES NO
NOVO BRASILEIRO DE TURISMO 1.600CC

O Autódromo Internacional de Cascavel (PR) sedia, de amanhã a domingo, a primeira etapa do renovado Brasileiro de Turismo 1.600cc, competição que pretende retomar os tempos de glórias do Marcas e Pilotos (cujo auge se deu nas décadas de 1980 e 1990). Os irmãos Wanderson e Leandro Freitas, de Contagem, vão se revezar no comando de um VW Gol da equipe Gerson Motorsport. As corridas, com meia hora mais uma volta de duração, serão disputadas domingo. A terceira rodada dupla da temporada está prevista para o Circuito dos Cristais, em Curvelo, nos dias 5 e 6 de agosto – o também mineiro Wilton Pena trabalha para estrear na segunda etapa, em Londrina.

BONS PEGAS NA PENÚLTIMA ETAPA
DO MINEIRO DE KART, EM VESPASIANO

Agora só falta a rodada dupla decisiva, que indicará os campeões, em 16 e 17 de junho. A terceira etapa do Mineiro de Kart voltou a movimentar o RBC Racing, em Vespasiano, com ótimos pegas e resultados que começam a encaminhar a classificação nas diversas categorias. Henrique Magioni e Luca Simões fizeram a dobradinha na Cadete. Na Mirim, Miguel Máximo e Lucas Moura ocuparam o alto do pódio. Vencedores distintos também na Super Sprinter (Mauro Neuenschwander/Fernando Buzollo), Júnior Menor (Lucas Staico/Pedro Souza), F-400 Sênior (André Novaes/Luiz H.Pinheiro). Alfredo Cardoso e Adriano Juliani dominaram na Super Indoor (karts de aluguel).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por