Wembley é um exemplo a ser seguido pelos brasileiros

Bruno Moreno - Do Hoje em Dia
10/09/2012 às 07:40.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:08
 (Bruno Moreno/Hoje em Dia)

(Bruno Moreno/Hoje em Dia)

LONDRES – Ainda mais tradicional e antigo que Maracanã ou Mineirão, dois dos principais estádios do futebol brasileiro, que estão sendo reformados para as Copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014), Wembley, construído em 1923, também passou por uma reformulação neste século.

Mas ela foi total. Apesar de carregarem a marca da tradição, os ingleses optaram por jogar o maior templo da bola no chão e construir no local uma nova e moderna arena.

Localizado na região noroeste de Londres, o estádio tem capacidade para 90 mil pessoas, que assistem aos jogos sentadas em cadeiras acolchoadas, o que não acontecerá em nenhuma nova arena brasileira.

A locomoção do torcedor ao estádio é uma grande preocupação da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) na Copa de 2014. Em Wembley, o processo é perfeito.

Com a Wembley Park, uma estação de metrô, a apenas 500 metros do estádio, o transporte particular não é necessário.

Outro aspecto que chama a atenção em Wembley, que é um prédio inteligente, é a eficiência dos serviços.

SHOPPING

Sem luxo, mas muito bem decorada, a arena dá aos torcedores que circulam pelos seus corredores a impressão de que estão num shopping.

Uma grande preocupação nos grandes estádios é a chegada antecipada do público, para que se evite tumulto nos portões de acesso.

Em Wembley, dezenas de lojas e lanchonetes dão aos torcedores opções para que preencham o tempo antes de a bola rolar.

Além disso, a arena tem dois restaurantes com vista panorâmica, que funcionam antes e depois dos eventos, sejam eles jogos de futebol ou shows.

A preocupação com os usuários de cadeiras de rodas é evidente. Eles têm a visibilidade garantida e facilidade de acesso a todos os setores.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por