Feirinha Aproxima chega ao Mercado Central

Giulia Mendes - Hoje em Dia
26/04/2015 às 10:34.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:47
 (Ricardo Bastos)

(Ricardo Bastos)

Se na Feirinha Aproxima, que acontece uma vez por mês em diferentes pontos de Belo Horizonte, é possível comprar produtos de todas as regiões de Minas Gerais, direto dos produtores, na Feira Gastronômica Mercado Central e Aproxima, esses ingredientes são traduzidos em pratos saborosos nas mãos de chefs e proprietários de bares e restaurantes de tradição.

No estacionamento do Mercado são montadas barraquinhas de comida e bebida às sextas-feiras, sempre na terceira semana do mês, a partir das 19h. Na edição de abril, o Hoje em Dia encontrou uma variedade imensa de ingredientes vindos de todos os cantos do Estado: doce de leite de Sete Lagoas e tilápia de Três Marias, na região Central, queijo com ervas de Machado e cogumelos de Gonçalves, no Sul de Minas, ora-pro-nóbis de Mário Campos, na Grande BH, carne de sol de Montes Claros, manteiga de garrafa de Porteirinha, no Norte e por aí vai.

Referência na culinária típica mineira, Flávio Trombino, do restaurante Xapuri, aprovou a ideia da feira no Mercado. O chef apostou no arroz meloso de suan defumada. Segundo ele, para atender a demanda do evento foram preparados 20 quilos de arroz cateto e outros 20 quilos de suan de porco.

“Acho fantástico essa iniciativa no Mercado Central. Estou no ramo gastronômico de Belo Horizonte há 28 anos, sei o quanto é difícil se aproximar dos produtos de outras regiões por diversos motivos. A ideia do Eduardo Maya (criador da feira) vem de encontro às nossas necessidades, ao desejo antigo dos chefs da capital de ter essa proximidade maior de produtores do interior”, disse Trombino.

O presidente do Mercado Central, José Agostinho Oliveira, comemorou o sucesso da feira. “Fomos surpreendidos no primeiro evento, quando reunimos de 3 a 4 mil pessoas. Agora estamos mais preparados, está cada vez melhor. Acho natural a feira acontecer aqui, os principais restaurantes vêm comprar produtos do interior no Mercado Central”, destacou.

De pai para filha

À frente da organização do evento, com o cardápio de cada restaurante na ponta da língua, estava Danila Maya, filha do chef Eduardo Maya. “Comecei na primeira edição da feirinha Aproxima. Sempre acompanhei meu pai nas viagens, nos eventos gastronômicos que ele realiza. Estou aprendendo aos poucos, gosto muito do que faço”, afirmou Danila.


Tilápia crocante com aiöli da Borracharia Gastropub
Ingredientes:
- 300 gramas de tilápia
- 3 ovos
- 2 limões
- 2 dentes de alho
- 1 colher de chá de mostarde Dijon
- 700 ml de óleo
- quanto baste de farinha panko
- quanto baste de farinha de trigo
- sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Tempere a tilápia com sal e limão. Passe na primeiro na farinha de trigo, depois na gema de um ovo batido e depois termine de empanar na farinha panko. Frite. Para preparar o aiöli, misture dois ovos, o suco e a raspa de um limão, o alho, a mostarda Dijon, sal e pimenta do reino. Bata tudo no liquidificador e vá acrescentando o óleo aos poucos à mistura até que ganhe a consistência de uma maionese.

Parceria com Senar rende frutos a pequenos produtores

A parceria da Feira Gastronômica Mercado Central e Aproxima com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem gerado bons frutos para pequenos produtores do interior de Minas Gerais.

A micro empreendedora Lúcia Helena Braga, proprietária da fábrica Jirau de linguiças e outros defumados que fica em Amparo da Serra, na Zona da Mata, veio para Belo Horizonte participar do evento no Mercado Central pela primeira vez.

“Jirau é aquele varal onde se coloca a linguiça para secar, faz parte da produção artesanal. Aprendi tudo no Senar e hoje tenho uma pequena fábrica na minha cidade”, contou, orgulhosa.

Na feira, Lúcia serviu mix de tender, copa e lombo, além de porções de linguiça com torresmo, e saiu com dois novos clientes, proprietários de restaurantes que experimentaram seus produtos no Mercado e aprovaram.

A instrutora do Senar, Ana Edwiges, explica como funciona o programa. “O Senar foi criado para devolver ao produtor rural os impostos arrecadados com agricultura e pecuária, em forma de profissionalização. Normalmente, vamos até os produtores, mas a escola tem também alguns polos presenciais e oferece ensino à distância. O projeto Aproxima é uma grande oportunidade para os alunos divulgarem seus produtos em Belo Horizonte”, disse Ana.

A cada edição da Feira Gastronômica Mercado e Aproxima, o Senar convidará um aluno para elaborar um prato com seu produto artesanal.

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