Na faixa

Capcom publica de graça versão windows de ‘Mega Man X DiVE’, no Steam

Marcelo Jabulas
@mjabulas
12/03/2022 às 11:09.
Atualizado em 12/03/2022 às 12:29
 (Capcom)

(Capcom)

Séries japonesas sempre tendem a viram uma grande confusão, seja na animação, animes, seriados e até games. Geralmente as sagas vão se desmembrando em ramificações paralelas que fazem um nó na cabeça dos novatos. 

Com “Mega Man” não é diferente. A franquia do sipático robozinho azul estreou no mercado há 35 anos no NES. De lá para cá, a série recebeu diversos títulos para varidadas plataformas, mas também ramificou em sequências paralelas como a “X”.

Esse spin-off surgiu em 1993, para ser uma leitura mais moderna da franquia, que fazia sua estreia no moderníssimo Super Nintendo. Em quase 20 anos, a “linhagem” recebeu 13 games, enquanto a franquia principal acumula quase 30 produções. 

E para dificultar ainda mais a decisão dos jogadores, há também as séries “ZX”, “Zero” e “Legends”. Mas o que importa é que no final das contas, sempre há um bonequinho com um canhão no braço correndo da esquerda para a direita na sua tela.

Agora a Capcom lança para PC, “Mega Man X DiVE”, para América Latina. O game já tinha sido publicado para smartphones em 2020 e que agora ganha um port gratuito para computadores. O título é exatamente o mesmo dos celulares, com a diferença que os jogadores podem usar os periféricos para controlar os personagens. 

O jogo

Em “Mega Man X DiVE a Capcom faz um cozidão com personagens, vilões e elementos da sub-série. Para se ter uma ideia, a primeira fase do jogo é exatamente o estágio inicial da produção do Super NES, de 1993. 

Claro, que visualmente o game é mais moderno, com gráficos bem mais sofisticados que o Pixel Art do jogo 16 Bits, mas segue a estética de animação parecida com “Mega Man 11”.

Jogabilidade

Os comandos são também muito parecidos com os jogos da velha guarda. Tiro, salto, escorregão e super. No entanto, uma chuva de críticas pipocou na Steam. Muitos jogadores reclamaram que não conseguiam usar comandos como o pulo e outros bugs. 

No entanto, algumas postagens sugerem mudar para região dos Estados Unidos, que a fala é corrigida. Mas mesmo assim, vale a pena experimentar o game, mesmo que ainda sejam necessários ajutes. Primeiro por ser gratuito e o segundo por ser leve.

Ele não exige máquinas muito potentes. Um computador com Windows 7, processador equivalente ao Intel Core i5, 4 GB de RAM e outros 10 GB de armazenamento são mais que suficientes. 

Se não rodar, baixe no smpartphone. Ele consome pouco mais de 1 GB de espaço e roda muito bem. Além disso é uma boa maneira de conhecer a franquia do robozinho.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por