007 eterno

Considerado como um dos melhores shooters da história, 'GoldenEye' chega aos 25 anos

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 01/09/2022 às 10:14.
 (Divulgação)

(Divulgação)

Games de tiro tiveram o apogeu nos anos 1990. “Wolfenstein 3D” e “Doom” criaram um novo panorama para a indústria de jogos e também para os gamers. Mas eram games que nasceram para computadores. Um dos primeiros jogos genuinamente feito para consoles foi “GoldenEye 007”, publicado para Nintendo 64.

O game chegou em 25 de agosto de 1997 e seguia o roteiro de “007 contra GoldenEye”, lançado em 1995. No game, o jogador assume o papel de James Bond, que no cinema foi interpretado pelo ator britânico Pierce Brosnan.

O game foi produzido pela Rare, estúdio que estava em alta nos anos 1990 e vivia lua-de-mel com a Nintendo. A produtora já tinha produzido sucessos como “Donkey Kong Country” e “Killer Instinct” para Super Nintendo. 

“GoldenEye 007” foi um separador de águas. Ele foi o game que colocava definitivamente os jogos de tiro nos consoles domésticos. Mas também explorava funcionalidades peculiares do N64

“GoldenEye 007” foi um separador de águas. Ele foi o game que colocava definitivamente os jogos de tiro nos consoles domésticos. Mas também explorava funcionalidades peculiares do N64.
A começar pelo exótico joystick do Nintendo, que contava com direcional analógico. Esse pequeno manche permitia movimentação em 360 graus. Era possível olhar para cima e para baixo e tudo mais que fazemos intuitivamente nos joysticks dos dias de hoje. 

Para a época era algo incrível. Além disso, 007 podia se ajoelhar, selecionar armas e um monte de tarefas graças ao montão de botões do joystick.

Visual

Graficamente, “GoldenEye” era um game revolucionário. Ele extraía todo o poder de processamento do console 64 bits da Nintendo e fazia uso de cenários, elementos e personagens desenhados em vetores texturizados. Hoje, o jogador pode achar feio e esquisito, mas há 20 anos era algo notável para um console de videogame.

A turma toda

Outra inovação de “007 GoldenEye” era seu modo multiplayer para até quatro jogadores. Naquela época em que a internet ainda era algo incipiente, apenas desktops contavam com placas de modem para conexão via sinal telefônico. O game ainda fazia uso das quatro portas de joystick do console e permitia que amigos participassem de combates em arena.

Tudo isso fez do jogo um dos grandes games da história e também ajudou a ratificar que consoles de videogames também eram capazes de rodar jogos de tiro complexos. Suas vendas, segundo a Nintendo, foram de 8 milhões de unidades. 

Trata-se do terceiro título mais vendido para N64, ficando atrás de “Super Mario 64” e “Super Mario Kart 64”. “GoldenEye” também é considerado como um dos 20 melhores jogos de todos os tempos pelo Metacritics. Ao todo, o game amealhou 13 prêmios entre 1997 e 1998. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por