GAMES

Lançado em 25 de março de 1998, “Need For Speed III: Hot Pursuit” levava franquia definitivamente pa

Marcelo Jabulas
@mjabulas
25/03/2023 às 18:04.
Atualizado em 27/03/2023 às 18:07
 (EA/Divulgação)

(EA/Divulgação)

Os anos 1990 foram turbulentos. Foi quando chegou a tal da internet, o kit multimídia, videogames em CD, uma revolução tecnológica. No campo dos games, tudo isso permitiu uma convergência entre jogos de consoles e computadores.

Um exemplo foi “Need For Speed III: Hot Pursuit”. Game publicado em 25 de março de 1998, pela Electronic Arts. O título fazia a virada de chave uso de vetores de construção gráfica.

Os gráficos vetoriais utilizam pontos de ancoragem por cálculo matemático para formar imagens. Os primeiros simuladores para computadores, com estilo quadradão utilizava vetores para criar ilusões de aproximação e diferentes ângulos de visão. 

Ou seja, a mudança da forma deixou de ser feita frame a frame para ter uma maleabilidade graças ao ajustes dos vetores que formam a imagem final. Isso permitiu ampliar o realismo nas simulações de física. Depois de os polígonos serem unidos, basta aplicar a textura. 

Claro que os primeiros games, com esse recurso, foram impactados por uma qualidade visual mais rudimentar. Isso aconteceu com “NFS3”. Lembro de quando joguei pela primeira vez.

Ao pegar a caixa, a arte era linda, com um Lamborghini Diablo em destaque. Mas ao rodar o game, os carros eram bem diferentes. Lembro da Ferrari F355 (que pessoalmente é uma das Ferrari mais lindas já desenhadas) que era uma tragédia visual no jogo.

Mas por outro lado, a física dava um show nos antecessores. A pilotagem era mais fluida. Efeitos de força centrífuga, perda de aderência era mais realista que nos dois primeiros games da franquia.

Pistas com baixa aderência alteraram consideravelmente o comportamento dinâmico do carro. Tudo isso tornava a experiência mais desafiadora.

Mas o grande barato de “Hot Pursuit” eram as fugas alucinantes da polícia. A inteligência artificial foi aprimorada e fugir dos tiras ficou mais difícil.

Como jogar

Para jogar “Need For Speed III: Hot Pursuit” há duas formas. Tentar garimpar um disco do PS1 ou uma versão para Windows. O problema é que o game está fora de catálogo. Em sites de usados, é possível encontrar versões pirateadas do jogo. 

Outra opção é recorrer aos remakes de “NFSHP”. A edição remaster de “Hot Pursuit” (2010) pode ser encontrada por menos de R$ 150 e conta com versões para PC, PS4, Xbox One e Switch. 

Além disso, tem gráficos modernos e física infinitamente melhor. Mas não tem aquele elemento nostálgico do fim do milênio passado

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por