culinária portuguesa

Alunos de Gastronomia da Faculdade Promove recebem cônsul de Portugal em BH para atividade acadêmica

Leonardo Parrela
leoparrela@hojeemdia.com.br
31/05/2022 às 13:55.
Atualizado em 01/06/2022 às 09:15
Evento aconteceu nesta terça-feira (31) na unidade do Prado da Faculdade Promove (Valéria Marques/Hoje Em Dia)

Evento aconteceu nesta terça-feira (31) na unidade do Prado da Faculdade Promove (Valéria Marques/Hoje Em Dia)

Uma atividade acadêmica do curso de Gastronomia da Faculdade Promove contou, na manhã desta terça-feira (31), com uma presença especial. O cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Rui Almeida, participou de uma apresentação de pratos típicos da culinária portuguesa preparados pelos alunos.

Ao longo da degustação, alunos e convidados trocaram ideias sobre as refeições e características culturais. Também estavam presentes o diretor de branding e comunicação da Câmara Portuguesa de Minas Gerais, Tarcísio Costa, e o conselheiro da presidência da Câmara Portuguesa, Miguel Jerônimo.

Rui Almeida classificou o encontro como "oportuno" e "louvável" e lembrou como a culinária é importante do ponto de vista social e cultural. "É muito interessante porque coloca em evidência algumas das afinidades existentes entre Brasil e Portugal, neste caso, na Gastronomia", disse. 

Desafio

A atividade desta terça é proposta todo final de semestre pelo professor Jackson Cabral, responsável pela disciplina História da Alimentação e Gastronomia, no curso de Gastronomia do Promove. Ele divide a turma em países e passa aos alunos a missão de contar a história deles usando a gastronomia. 

A atividade, segundo o professor, une a teoria e a prática, enriquecendo o conteúdo ensinado. "É muito importante para a formação dos alunos", disse.

Bate-papo

Durante conversa com os alunos, Tarcísio Costa contou que foi proprietário de um restaurante de comida portuguesa em Nova Iorque por 14 anos, junto com Miguel Jerônimo, e elogiou o encontro desta terça. "Une, descontrai, informa, instrui e educa as pessoas. Quando soube que era uma escola, decidir vir. Foi uma experiência agradável e acho que esse tipo de troca tem que acontecer sempre", contou. 

Festa Portuguesa

O diretor de branding e comunicação também comentou sobre a Festa Portuguesa, que acontecerá no dia 11 de junho, no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim, região Centro-Sul de BH. A festa marca o Dia de Portugal, comemorado no em 10 de junho e celebra Luís de Camões, fazendo referências à toda comunidade de Língua Portuguesa.

Tarcísio Costa ressalta que a programação é extensa e não acontecerá apenas em uma data. "Estamos chamando de Semana Portuguesa. Na quinta (9), virá a fadista Ana Laíns se apresentar no teatro da Unimed.  Dois dias depois, na sexta (10), está previsto um almoço na Academia Mineira de Letras com, Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil, o próprio Dr. Rui Almeida e pessoas da comunidade empresarial com ligados a Brasil e Portugal", explica. 

"No dia 11, a festa acontece na rua. O diferencial neste ano é que vamos servir vinhos brasileiros. A escolha, proposital, é para celebrar a Independência do Brasil. A comida será portuguesa e os vinhos brasileiros", complementa Tarcísio.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por