Telefonia Móvel

Anatel diz que, em algumas capitais, liberação da frequência usada pelo 5G pode ocorrer até agosto

Agência Câmara de Notícias
09/06/2022 às 20:43.
Atualizado em 09/06/2022 às 20:47

Em reunião realizada na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (9), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que a liberação da faixa de frequência da tecnologia 5G da telefonia móvel pode ocorrer em algumas capitais antes de agosto.

Pelo cronograma inicial do leilão do 5G, as faixas seriam liberadas até julho deste ano nas capitais e no Distrito Federal, mas uma nova data foi definida pelo conselho diretor da Anatel: 29 de agosto. A liberação das faixas é essencial para que as operadoras ativem o sinal.

Atualmente, o 5G está sendo usado pelas operadoras na frequência de 2,3 GHz, mas para usar a faixa de 3,5 Hz, que é  própria para a velocidade mais alta da nova tecnologia móvel, ainda é preciso superar alguns impasses. Um deles é realizar a “limpeza” dessa frequência, já que parte dela é ocupada por sinais de TV por assinatura e aberta e pelo sistema de satélites.

“Vamos garantir a limpeza da faixa até 29 de agosto para todas as capitais, talvez tenhamos um problema em Manaus e Belém. Quem sabe grande parte das capitais já não entra em julho”, afirmou o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinicius Guimarães, na reunião da Câmara.

Outro impasse na liberação da faixa foi um problema na compra de filtros que seriam usados para evitar que o sinal de 5G interferisse na rede de satélites. “Isso também causou um atraso formal por parte da agência porque esses filtros não chegaram em quantidade necessária para serem instalados nas capitais, o que motivou um pedido de até 60 dias para completar os compromissos de limpeza e ativação pelas prestadoras”, completou Guimarães.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por