Saúde

Anvisa recebe nova pedido de uso emergencial da vacina bivalente da Pfizer

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
30/09/2022 às 17:16.
Atualizado em 30/09/2022 às 17:28

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu nesta sexta-feira (30) mais um pedido da biofarmacêutica americana Pfizer para autorização temporária de uso emergencial da nova versão da vacina bivalente contra Covid-19.

O imunizante contém uma mistura de cepas do coronavírus (SARS-Cov-2) e se propõe a dar maior proteção contra a variante Ômicron, a que mais circula no Brasil e no mundo, em comparação com a versão monovalente da vacina Comirnaty.

Segundo a Anvisa, a Pfizer já havia apresentado esse mesmo pedido em 19 de agosto para uma versão bivalente que contém a subvariante BA.1 da Ômicron. Essa solicitação ainda está sendo analisada pela agência.

“Agora a empresa solicita a avaliação da versão que contém as subvariantes BA.4 e BA.5, em adição à cepa original da vacina Comirnaty, com indicação para aplicação como dose de reforço na população acima de 12 anos”, informou a Vigilância Sanitária em seu site.

O imunizante original da Pfizer foi registrado pela Anvisa em 23 de fevereiro do ano passado e está autorizado para uso no Brasil em pessoas acima de 6 meses.

Autorização de uso emergencial 
De acordo com a Anvisa, a autorização de uso emergencial é regulamentada pela Resolução 688/2022 e pelo Guia 42/2020. Após o recebimento do pedido, a agência tem 30 dias para concluir a avaliação.

Porém, esse prazo pode ser interrompido sempre que for necessária a solicitação de informações adicionais ou esclarecimentos sobre os testes de qualidade, eficácia e segurança.

(*) Com portal da Anvisa.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por