Ciência

Apesar da guerra na Ucrânia, Rússia envia cosmonautas às Estação Espacial Internacional

João Paulo Martins
joao.oliveira@hojeemdia.com.br
18/03/2022 às 20:11.
Atualizado em 18/03/2022 às 20:15
Três cosmonautas russos foram enviados à Estação Espacial Internacional nesta sexta-feira (18) (Instagram / roscosmosofficial / Reprodução)

Três cosmonautas russos foram enviados à Estação Espacial Internacional nesta sexta-feira (18) (Instagram / roscosmosofficial / Reprodução)

Apesar do conflito entre Rússia e Ucrânia, três cosmonautas russos foram enviados à Estação Espacial Internacional (EEI) nesta sexta-feira (18).

Os cosmonautas Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergey Korsakov decolaram a bordo da espaçonave Soyuz MS-21 da plataforma de lançamento do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, informa a emissora americana CNN.

É o primeiro voo espacial de Matveev e Korsakov, e o trio passará os próximos seis meses e meio a bordo da EEI.

Quando chegaram perto da estação, os cosmonautas guiaram manualmente a Soyuz para realizar o acoplamento. Após a abertura da escotilha, eles foram recebidos por dois cosmonautas russos, quatro astronautas da Nasa e um da Agência Espacial Europeia (ESA).

Normalmente, os lançamentos da Soyuz incluem dois cosmonautas e pelo menos um astronauta da Nasa ou outro parceiro internacional, explica a CNN, devido a um acordo de troca de tripulação entre a agência espacial russa, a Roscosmos, e suas colegas.

Apesar de parecer algo relacionado à guerra entre russos e ucranianos, não é a primeira vez que uma missão totalmente com cosmonautas ocorre. Em outubro de 2021, uma equipe russa voou para a EEI para gravar o primeiro filme no espaço.

“No que diz respeito às interações com a Casa Branca (governo dos EUA), eles estão cientes de que continuamos essas operações”, afirmou Joel Montalbano, gerente do programa da Estação Espacial Internacional da Nasa, em coletiva de imprensa reproduzida pela emissora americana.

Quando questionado se as atuais tensões no leste europeu repercutiram na tripulação a bordo da EEI, Montalbano disse: “Quando você está no espaço, não há fronteiras. Você não vê linhas de país ou linhas de estado. As equipes continuam trabalhando juntas. Eles estão cientes do que está acontecendo na Terra? Absolutamente. Astronautas e cosmonautas são alguns dos grupos mais profissionais que você já viu. Eles continuam trabalhando bem, e não há realmente nenhuma tensão na equipe”.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por