Falta Sanção Presidencial

Brasil deve ganhar semana de conscientização sobre o déficit de atenção

Agência Senado
28/06/2022 às 19:46.
Atualizado em 28/06/2022 às 19:48

O Brasil pode ganhar a Semana Nacional de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A data consta do Projeto de Lei 4.254/2019, que foi aprovado nesta terça-feira (28) pelo Senado e segue para sanção presidencial.

A proposta, de autoria do deputado federal Fred Costa (Patriota-MG), institui a semana que lembra o TDAH a ser comemorada todos os anos, próximo a 1º de agosto. A intenção do projeto é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce.

O TDAH é tratado de forma multimodal, ou seja, com combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas.

No parecer da relatora, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), é destacado que o transtorno não é uma doença, portanto, não existe cura. A relatora apontou que, com diagnóstico e tratamento apropriado, é possível que as pessoas que apresentam TDAH tenham um rendimento adequado e uma boa qualidade de vida. Conforme estudos recentes, acrescentou Zenaide, o tratamento precoce é o ponto chave para que a vida daqueles que têm o transtorno seja mais saudável, produtiva e com mais qualidade.

“O diagnóstico e o tratamento precoces são imprescindíveis para a escolha da melhor estratégia a ser adotada em cada caso”, afirmou a senadora.

TDAH
Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida.

O transtorno é caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Também segundo a entidade, é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados: ocorre de 3% a 5% das crianças. Em mais da metade dos casos, o TDAH segue na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por