Nova Lei

Clínicas e farmácias já podem adquirir vacinas contra Covid-19 e comercializar todo o estoque

Agência Câmara de Notícias
17/11/2022 às 14:49.
Atualizado em 17/11/2022 às 14:58
 (Paulo H Carvalho / Agência Brasília / Divulgação)

(Paulo H Carvalho / Agência Brasília / Divulgação)

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), promulgou nesta quinta-feira (17) a Lei 14.466/22, que libera a compra de vacinas contra a Covid-19 pela iniciativa privada, diretamente dos fornecedores, sem a exigência de doação de doses ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto da lei foi publicado nesta quinta no Diário Oficial da União (DOU). A norma tem origem na Medida Provisória (MP) 1.126/22, aprovada pela Câmara dos Deputados, com parecer favorável da deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP), e pelo Senado.

A MP revoga a Lei 14.125/21, chamada "Lei da Vacina", aprovada durante a pandemia, que permitia que a iniciativa privada comprasse imunizantes contra o novo coronavírus, desde que as doses fossem integralmente doadas ao SUS.

A alegação do governo na medida provisória, para a revogação da lei, é que o SUS já possui estoque suficiente da vacina para cumprir o calendário de 2022.

Segundo Adriana Ventura, a medida permitirá que a iniciativa privada possa participar de forma complementar ao SUS da imunização da população, segundo diretrizes governamentais.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por