Eleições 2022

Pesquisa Ipespe aponta Lula com 43% e Bolsonaro com 26%

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
25/02/2022 às 18:11.
Atualizado em 25/02/2022 às 19:42

Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (25) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança da corrida eleitoral com 43% das intenções de voto para a Presidência da República. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) com 26%, o ex-ministro Sérgio Moro (Podemos) com 8% e o ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT) com 7%.

A pesquisa indicou ainda que Lula é o candidato com menor rejeição (43%), enquanto Bolsonaro é o mais rejeitado (62%). Sérgio Moro (54%) e o presidente são os únicos candidatos rejeitados por mais da metade dos eleitores; os demais têm rejeição inferior a 50%.

Consolidação dos votos
A pesquisa mostrou que o eleitor não está mudando suas opções de voto e os resultados têm se mantido estáveis. Desde setembro do ano passado, todos os candidatos tiveram índices variando dentro da margem de erro da pesquisa (3,2%). 

A maior parte da população se mostrou interessada nas eleições de outubro. Dentre os entrevistados, 68% disseram ter muito ou algum interesse na eleição e 16% disseram não ter nenhum interesse.

Entre os pesquisados, 59% disseram achar que Lula é o candidato com maior probabilidade de vitória. Para 29%, Bolsonaro vence, 3% acreditam na vitória de Moro, e 2% creem que Ciro vai ganhar; 1% acha que Doria vence. 

A soma dos votos de todos os candidatos que se opõem à polarização entre Lula e Bolsonaro é igual a 22%. O número mostra que existe um eleitorado disposto a escolher um candidato da chamada "terceira via", que não se identifica com o bolsonarismo ou com o lulismo, porém, até o momento, nenhum candidato conseguiu atrair a maioria desses eleitores.

Segundo turno
A pesquisa avaliou possibilidades de segundo turno envolvendo os cinco melhores candidatos. Lula vence em todos os cenários. Bolsonaro perde em todos. O maior índice alcançado pelo petista foi na disputa com o atual presidente, Lula 54% X Bolsonaro 32%. 

O melhor resultado obtido por Bolsonaro foi na disputa com o ex-juiz Sérgio Moro: Moro 33% X Bolsonaro 32%, com empate entre os dois se considerada a margem de erro. Tecnicamente, o presidente também empata na disputa com João Doria (PSDB), Doria 39% X Bolsonaro 36%.

Avaliação negativa de Bolsonaro

O presidente é avaliado como "ruim ou péssimo" por 53% dos eleitores ouvidos; 25% acham ele "bom ou ótimo" e 21% julgam sua atuação como "regular". Esses números também se mantém estáveis, variando dentro da margem de erro, desde julho de 2021.

Resultado

Veja os resultados de todos os candidatos na pesquisa estimulada, quando o nome do candidato é apresentado ao eleitor:

- Lula (PT) 43%

- Jair Bolsonaro (PL) 26%

- Sérgio Moro (Podemos) 8%

- Ciro Gomes (PDT) 7%

- João Doria (PSDB) 3%

- Simone Tebet (MDB) 1%

- Eduardo Leite (PSDB) 1%

- André Janones (Avante) 1%

- Felipe D’avila (Novo) 1%

- Alessandro Vieira (Cidadania)  0%

Dados da pesquisa
A pesquisa foi realizada pela Ipespe, entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2022. Foram entrevistadas 1.000 pessoas em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 3,2%.  A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-05015/2022.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por