Leste Europeu

Ucrânia pede adesão imediata à União Europeia em meio a conflito com a Russia

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 28/02/2022 às 09:51.
 (Ukrainian State Emergency Service / Divulgação)

(Ukrainian State Emergency Service / Divulgação)

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fez mais um pedido à União Europeia para que o país seja incluído de forma imediata no bloco econômico do velho continente nesta segunda-feira (28). Para que isso seja possível, segundo o presidente, seria realizado um procedimento especial de inclusão da Ucrânia.

"O nosso objetivo é estar ao lado de todos os europeus e, mais importante, ser igual. Estou certo de que é justo. Estou certo de que o merecemos", afirmou nas redes sociais. Zelensky já tinha feito o pedido no sábado (26), argumentando que era hora de "encerrar, de uma vez por todas, a longa discussão e decidir sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia”.

Em reação aos pedidos ucranianos, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou que a decisão vem gerando "opiniões diferentes" entre os Estados-membros. As discussões pela entrada da Ucrânia no bloco não são recentes, e levaram inclusive ao afastamento do então presidente Viktor Yanukovych, que era pró-Moscou, em 2014.

Reações armadas

Mais uma vez, o presidente Zelensky apelou aos soldados russos que entreguem as armas, e disse ainda que vai liberar presos com experiência militar e que queiram se unir ao combate armado contra os russos. A presidência informou que vai exigir cessar-fogo imediato e a retirada das tropas russas da Ucrânia.

"Larguem as armas, saiam daqui, não acreditem nos vossos comandantes, não acreditem nos vossos propagandistas. Salvem apenas as vossas vidas", afirmou Zelensky.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por