especialista explica

Viralizou nas redes: shot de vinagre de maçã emagrece?

Rodrigo Leonel*
29/09/2022 às 20:11.
Atualizado em 29/09/2022 às 20:12
 (Reprodução/Instagram)

(Reprodução/Instagram)

Os famosos passaram a "indicar" e isso bastou para virar febre nas redes sociais. Sem comprovação científica, mas recomendada também por gurus da alimentação saudável ou os chamados coachs de emagrecimento, a nova onda é consumir diariamente um shot de vinagre de maçã com objetivo de perder peso. Jennifer Aniston, Megan Fox, Gwyneth Paltrow e Victoria Beckham são adeptas da modinha e, com seus milhões de seguidores, têm influenciado muita gente. Mas será que a prática é mesmo saudável? 

Pós-graduada em nutrição clínica e mestre em ciência dos alimentos, a professora Ana Carolina Barbosa Duarte alerta: o shot não deve ser utilizado de forma indiscriminada e sem orientação de um profissional. “Quando fala-se de shot, realmente eles apresentam benefícios para a saúde, principalmente para a imunidade e o aumento da disposição física”, diz a especialista, em referência, por exemplo, à mistura já bem difundida de água, limão, própolis e gengibre para evitar gripes, resfriados e outras doenças.

Para a professora, no entanto, o vinagre de maçã consumido puro pode causar irritações no aparelho digestivo, o que contra-indica a ingestão por pessoas que já tenham problemas como gastrite. O consumo também não deve ter como objetivo o emagrecimento. “Não tem nenhum alimento que tenha esse efeito. “O que faz o emagrecimento de uma pessoa é a combinação correta de alimentos, atividade física e o consumo de calorias no geral. Sono e emoções influenciam nesse processo”.

Nas redes sociais, a promessa é de que o consumo de doses de vinagre de maçã ajudem também a melhorar a digestão, diminuir os níveis de açúcar no sangue, e trazer benefícios para a pele. 

“O shot pode trazer até prejuízo à saúde, dependendo da quantidade que for consumida, o horário e, principalmente, quem irá consumir. Algumas pessoas não podem utilizar o vinagre, por ele trazer efeitos colaterais. Sugiro que um especialista oriente para qual paciente isso deve ser indicado”.

*Estagiário, sob supervisão de Iracema Barreto

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por