Harvey chega com força no Texas, mas cai da categoria 4 para 2

AFP
26/08/2017 às 11:04.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:16
 (NASA/AFP/HO)

(NASA/AFP/HO)

O poderoso furacão Harvey tocou em terra na madrugada deste sábado no litoral do Texas e, apesar de ter caído de categoria 4 para 2, ainda representa muito perigo e pressagia inundações catastróficas.

Com ventos estáveis de 215 km/h, Harvey chegou em terra firme às 22H00 local (00H00 de Brasília) entre as cidades de Rockport e Port Aransas, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami.

Ante o potecial devastador do fenômeno, o presidente Donald Trump declarou estado de catástrofe natural e, como pediu o governador do Texas, Greg Abbott, poderá liberar fundos federais para ajudar nas emergências.

Harvey, que se desloca lentamente, o que o torna mais perigoso, caiu da categoria 4 - de até 5 - para 3. Horas depois, o NHC o situou na categoria 2, com ventos de 155 km/h.

O furacão poderá arrasar alguns imóveis e tornar várias zonas inabitáveis durante meses, advertiu o NHC. Harvey deve desacelerar durante o dia e serpentear sobre o sudeste do Texas até meados da próxima semana, segundo a fonte.

Dez pessoas ficaram feridas em Rockport pela queda de telhados, árvores arrancadas e veículos danificados, segundo um funcionário municipal, Kevin Carruth.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por