Água de reúso sem custo: ação em Araguari traz benefícios para população e órgãos

Hoje em Dia
horizontes@hojeemdia.com.br
04/09/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:24
 (Acervo Codemig)

(Acervo Codemig)

Oitocentos mil litros de água de reúso. O montante tem sido produzido, diariamente, na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de Araguari, no Triângulo Mineiro. A água pode ser utilizada gratuitamente pela população.

Obtida por meio de um avançado tratamento dos esgotos da cidade, ela pode ser disponibilizada em processos que não requerem água potável, mas que exijam condições sanitárias seguras. O aproveitamento segue uma tendência mundial de preservação do meio ambiente e de uso racional dos recursos hídricos.

Dentre as aplicações estão: irrigação de jardins e de cultivos; geração de energia; lavagem de ruas e vias e desobstrução de tubulações. Também pode ser estar presente em diversos processos industriais, como refrigeração de equipamentos e caldeiras. O uso dessa água ainda pode ser feito no combate a incêndios e na criação de animais ou cultivo de vegetais aquáticos.

Água pode ser utilizada para irrigação, geração de energia, lavagem de vias públicas e refrigeração de equipamentos; esse tipo de aproveitamento segue uma tendência mundial de preservação do meio ambiente e uso racional dos recursos hídricos

Aterro e obras

Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araguari utiliza a água de reúso da estação para umidificação do aterro sanitário de Araguari e das vias de acesso ao local. Já o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), aplica a água em obras de pavimentação na região do Triângulo.

A iniciativa desenvolvida no município é do governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), e feita em parceria com a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) de Araguari.

Na ETE Araguari, além dos processos tradicionais de tratamento, a água de reúso é purificada com cloro quando transportada em caminhões-pipa. A medida visa garantir mais qualidade e segurança adicionais.

Como solicitar

O fornecimento e a coleta da água reaproveitada deve ser feito na própria Estação de Tratamento. O espaço fica na rua Matilde Debs Diniz, no distrito industrial de Araguari (acesso pela estrada para Indianópolis, MG 748). O funcionamento é de 6h às 12h e de 13h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 99841-3835.

Além Disso

A Codemig finalizou a construção da ETE Araguari em outubro de 2016. A estação atende o distrito industrial da cidade. São tratados os efluentes gerados pelas empresas instaladas no local. O investimento nas obras foi da ordem de R$ 9,1 milhões.

As atividades da ETE – gestão, operação, manutenção, conservação, limpeza, monitoramento da estação e disponibilização de água de reúso – estão sendo realizadas pela Codemig no momento, mas passarão para a Superintendência de Água e Esgotos (SAE), conforme termo celebrado entre as instituições.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por