Áreas de instabilidade causam forte chuva em BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
01/06/2016 às 13:36.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:42
 (Mariana Rodrigues/Divulgação)

(Mariana Rodrigues/Divulgação)

Áreas de instabilidade se intensificam e acabaram provocando chuva forte e ventania no início da tarde desta quarta-feira (1º) em Belo Horizonte. Por volta das 14 horas, o aeroporto Carlos Prates registrava chuva com raios e intensa rajada de vento, com cerca de 70 km/h. A chuva forte fez a temperatura cair rapidamente de 27°C, às 14 horas, para 18°C.

O mês de junho começou com mudança no tempo em todo o Estado. De acordo com o Instituto Clima Tempo, áreas de instabilidade se intensificam sobre o centro-sul de Minas Gerais e nuvens carregadas se espalham sobre diversas locais entre a Grande Belo Horizonte, a Zona da Mata Mineira e o Sul de Minas.

No decorrer da tarde, as áreas de instabilidade se espalham um pouco mais podendo provocar pancadas de chuva com raios, que podem ser moderadas a fortes, em locais da Zona da Mata, do Sul de Minas e da Grande Belo Horizonte.

Maio quente e seco

A capital mineira teve um maio quente e seco. Conforme o Clima Tempo, não foi registrado chuva nos 31 dias de mês. A última vez que isto houve um maio sem chuva foi no ano de 1967. Maio de 1963 também não teve chuva.

Num passado mais recente, outro maio muito seco foi o do ano de 2008 quando choveu apenas 0,5 mm. A média de chuva para maio em Belo Horizonte é de aproximadamente 28 mm.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por