440 mil mineiros têm dois dias para se vacinar gratuitamente contra a gripe

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
20/06/2018 às 16:51.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:51
 (Gil Leonardi/Imprensa MG)

(Gil Leonardi/Imprensa MG)

Faltando dois dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, na sexta-feira (21), cerca de 440 mil pessoas ainda são esperadas nos postos de saúde de Minas Gerais. Até quarta-feira (20), 89,7% do público-alvo já havia se imunizado contra o vírus Influenza, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde.

A imunização contra a doença é fundamental entre os grupos considerados prioritários, já que o vírus Influenza foi responsável por 30 mortes em Minas este ano, segundo o Ministério da Saúde. Cerca de 6 milhões de doses foram disponibilizadas para o Estado desde o início da campanha, em abril.

O alerta de imunização é feito especialmente às gestantes e aos responsáveis por crianças entre 6 meses e 4 anos de idade. Em Belo Horizonte, embora 91,5% do público prioritário tenha sido vacinado (a meta era 90%), os dois grupos tiveram menor adesão à campanha. Mais de 35% das crianças que podem ser vacinadas na cidade ainda não foram levadas aos postos. Entre as gestantes, a cobertura vacinal é de 67,9%. Também são esperados 16% dos professores que podem contar com a imunização. 

A meta nacional é vacinar 54,4 milhões de pessoas. Até esta segunda-feira (18), em todo o país, 80,7% da população prioritária (44,8 milhões de pessoas) buscou os postos de saúde para receber a vacina contra a gripe.

O último boletim de influenza do Ministério da Saúde aponta que, até 16 de junho, foram registrados 3.122 casos em todo o país, com 535 óbitos. Do total, 1.885 casos e 351 óbitos foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 635 casos e 97 óbitos. No mesmo período do ano passado, foram 1.301 casos e 219 óbitos por complicações relacionadas à gripe.

Após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, o ministério irá verificar a possibilidade de ampliação da vacinação contra a gripe para crianças de 5 a 9 anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.

Quem pode vacinar

Na campanha deste ano, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, podem ser vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, as pessoas que possuem doenças crônicas não transmissíveis (tais como diabetes, hipertensão, asma, entre outros, além daquelas pessoas que têm outras condições clínicas especiais), jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A vacina pode ser tomada em qualquer centro de saúde de Belo Horizonte. Veja qual é o mais próximo de sua residência aqui.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por