Nos dias de frio, fica mais difícil levantar da cama e tomar coragem para encarar o exercício físico. O corpo tende a economizar energia para se manter aquecido, logo coberta, cama e sofá são calorosos convites de inverno. Mesmo assim, é muito importante deixar a preguiça de lado e manter a rotina saudável de exercícios.

Para que a prática seja mais agradável durante o inverno, é importante estar atento a algumas recomendações. Confira algumas dicas de como se exercitar sem deixar que as baixas temperaturas sejam um impedimento para a boa saúde:

1) A musculatura tende a ficar mais contraída e tensa, possibilitando maior desconforto e incidência de lesões. Para evitá-los, é preciso prolongar o tempo dos exercícios de aquecimento antes da atividade física, além de realiza-los paulatinamente, garantindo assim a flexibilidade dos músculos e a elevação adequada da temperatura corporal.

2) Exercite-se em ambientes protegidos, como clubes e academias, por exemplo, onde não estão expostos à friagem.

3) Para quem prefere o exercício ao ar livre, o ideal é vestir uma camiseta de material sintético, dry fit, por baixo de outra com material de malha de algodão e, finalmente um agasalho leve por cima de tudo, com possibilidade de abertura na frente. Isso para evitar o desconforto térmico, pois a umidade da transpiração retida na roupa em contato com o ar frio pode fazer com que o corpo perca mais calor para o meio ambiente do que deveria.

4) É natural sentir menos sede neste período, uma vez que se transpira menos. Mesmo assim, em qualquer situação, o ideal é ingerir líquidos antes de sentir sede. Aqueles que praticam atividades físicas devem hidratar-se com maior frequência, mesmo em temperaturas amenas.

5) A respiração durante a atividade tem que ser preferencialmente nasal, para que o ar percorra um caminho mais longo até chegar aos pulmões. Tendo a oportunidade de ser adequadamente aquecido antes de chegar a eles, diminuindo as possibilidades de inflamações das vias aéreas.

Fonte: Edison Tresca, professor de Educação Física da Universidade UNG