8 dicas preciosas para quem deseja fazer intercâmbio

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
22/06/2017 às 14:34.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:12
 (Pixabay/Uso livre)

(Pixabay/Uso livre)

Quem decide fazer intercâmbio pela primeira vez é tomado por muitas perguntas, referentes a passaporte, passagens, hospedagem e câmbio, especialmente. Mas antes de se preocupar com esses assuntos, a pessoa deve se preocupar com a questão mais importante: qual é o melhor destino para mim?

Para ajudar a tirar dúvidas na hora de escolher o destino da viagem, a professora de inglês e empresária Cláudia Mol desenvolveu oito dicas preciosas – especialmente para quem deseja conhecer um país de língua inglesa e treinar o idioma mais falado no mundo.

1 - Qual a melhor época do ano para viajar?

Se possível, fora da alta temporada (férias no Brasil), pois as escolas estão menos cheias e você encontra menos brasileiros. Se você quiser fugir do frio, sugiro viajar por exemplo no final da primavera, que é quando o clima é agradável na maior parte do mundo e as flores enfeitam tudo!

2 - É melhor ficar em casa de família ou em moradias estudantis, pousadas e hotéis?

Tudo depende do seu objetivo com a viagem e o local escolhido. Casa de família na Inglaterra é excelente, desde que fique em cidades menores. As famílias são normalmente de casais aposentados e muito disponíveis e hospitaleiros. No entanto, se quiser ficar mais independente e não quiser gastar muito tempo dentro de um metrô ou ônibus da casa para a escola, as residências são ótimas porque normalmente são mais próximas da escola e você pode cozinhar sua própria comida!

3 - Qual país é melhor para aprender inglês na Europa?

Inglaterra. Optando por estudar em escolas menores e em cidades menos óbvias, a chance de encontrar brasileiros é bem baixa. Embora a libra seja um pouco mais cara que as outras moedas, o custo-benefício é enorme.

4 - Nos Estados Unidos, qual cidade você indica?

São Francisco, na Califórnia. A cidade perfeita porque não é tão grande e é muito agradável, charmosa e diversa! Outra cidade interessante é Denver, no Colorado, cidade de porte médio, custo de vida baixo e natureza exuberante.

5 - O que fazer para ter o melhor aprendizado?

Usar o inglês o máximo possível e aproveitar todas as chances de conhecer pessoas de outras nacionalidades e culturas. Não fugir! Encarar o desafio de frente!

6 - É verdade que devemos evitar ficar só com brasileiros?

Sim! Se juntar à brasileiros é uma tendência natural, porém pode significar uma perda considerável de aproveitamento do aprendizado, não só em relação à prática da língua local, como também na interação e troca com outras culturas.

7- Trabalhar durante a estada no país também é bom para o aprendizado?

Depende. É importante importante definir previamente se o objetivo da viagem é aprender o idioma estrangeiro ou ter uma experiência profissional com remuneração. O foco do programa define o resultado. Às vezes, o trabalho é cansativo e não envolve muita prática e consequentemente prejudica o desenvolvimento mais aprofundado da língua.

8 - O que fazer quando bate a solidão?

Entender que é um processo natural e que faz parte de uma experiência de intercâmbio, porém o ideal é se abrir para novas experiências e tentar fazer amigos. Por isso, o intercâmbio é tão importante na vida de qualquer pessoa: você é obrigado a sair da sua zona de conforto, experimentar e se arriscar. O crescimento é INEVITÁVEL!

Fonte: professora de inglês e empresária Cláudia Mol, dona do Blue Bell Inglês e do Viagens Blue, no bairro Santo Antônio

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por