94% dos ônibus da capital apresentam inconformidades, aponta auditoria da BHTrans

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
23/05/2017 às 10:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:40
 (Samuel Costa/Hoje em Dia/Arquivo)

(Samuel Costa/Hoje em Dia/Arquivo)

No início do mês de maio, a BHTrans fiscalizou 1.651 veículos do transporte público de Belo Horizonte e 94,6% dos ônibus verificados apresentaram algum tipo de inconformidade. Segundo o órgão municipal, foram aplicadas 524 autuações. Foi verificada uma média de 1,2 inconformidade por veículo avaliado, mas, mesmo assim, a nota média para os ônibus vistoriados foi de 97,5 - sendo que 100 é o valor atribuído a quem não apresentou qualquer inconformidade.

Todas as inconformidades foram informadas às empresas participantes dos consórcios operadores das linhas para que elas pudessem corrigir os problemas elencados. Foram ainda aplicadas multas às concessionárias do transporte e as Autorizações de Tráfego (AT) dos veículos que apresentaram um ou mais problemas relacionados à segurança dos usuários foram apreendidas. Aqueles que tiveram as ATs apreendidas foram proibidos de operar até que o problema fosse sanado e o veículo aprovado pela vistoria da empresa.

A BHTrans realizou também auditorias nas Plataformas Elevatórias (elevadores para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida) e em itens de segurança, parte elétrica e layout nas 258 linhas do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus Convencional. De acordo com o órgão, dos 1.674 veículos auditados, 96,5% possuem plataforma elevatória e a tecnologia estava inoperante em 1,7% desses ônibus. Em 16,4% dos ônibus, não foram encontradas inconformidades. Foram aplicadas 509 autuações referentes às questões encontradas nos outros 83,6% veículos. 

Os agentes de bordo também foram avaliados quanto aos procedimentos corretos necessários à operação da plataforma. Eles receberam notas de 0 a 10, a partir da avaliação de critérios como aptidão para operar a plataforma e para posicionar corretamente o usuário cadeirante ou com mobilidade reduzida. Trabalhadores de 55 linhas (21% do total de linhas avaliadas) receberam nota 10, enquanto 9,04 foi a nota média atribuída aos operadores de todas as linhas.

Maio amarelo

A BHTrans está realizando durante todo o mês de maio uma série de ações de educação e segurança no trânsito, como parte da programação do movimento internacional Maio Amarelo. O tema da campanha deste ano, "Minha Escolha Faz a Diferença", é um alerta para que condutores e pedestres escolham posturas corretas no trânsito.

As ações desta semana são direcionadas ao transporte público. Os motoristas e agentes de bordo do Transporte Suplementar de Passageiros estão usando camisetas amarelas com o tema da campanha e os veículos do serviço de táxi municipal estarão circulando com fitas amarelas amarradas aos retrovisores, reforçando a ideia da participação de diversos segmentos da sociedade na conscientização para a redução dos índices de acidentes no trânsito.   

Nesta terça (23), a campanha está sendo feita nos bairros Floresta, na região Leste, e Gameleira, na região Oeste. Na quarta (24), as ações acontecem nos bairros Caiçara, na região Noroeste, e em Venda Nova. O Coração Eucarístico, na região Noroeste, e a Pampulha são foco das ações na quinta (25), enquanto a campanha vai para Venda Nova e Cidade Nova, na região Nordeste, na sexta (26). 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por