
O Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ganhou, no último mês, o reforço de mais uma equipe do Corpo de Bombeiros para aumentar a proteção contra incêndios em seu interior.
Este esforço já tem mostrado bons resultados. No mês de junho, foram registrados apenas sete incêndios, metade do número de ocorrências atendidas no mesmo período do ano passado.
O Pelotão Acadêmico de Intervenção Ambiental (PAINA) é formado por militares em processo de formação ou capacitação em cursos da Academia de Bombeiros Militar e é ativado nos finais de semana e feriados.
Além de monitorar a presença de focos de incêndio agilizando o combate, a presença de um maior número de Bombeiros no local tem ajudado a inibir a atuação de incendiários. “Estudos apontam que 99% dos incêndios têm origem na ação humana”, explica o major Anderson Passos.
Os cerca de 30 militares apostam na ação educativa para manter a situação sob controle. A estratégia de transformar os visitantes do parque e os moradores do entorno em aliados nas ações ajuda a corporação a difundir a cultura da prevenção aos incêndios.
Na última quinta-feira (27) foi realizada uma reunião com representantes de condomínios do entorno para a definição de ações com a participação da comunidade. Devido às férias, período em que o número de visitas aumenta, os militares fazem rondas nos principais pontos turísticos do parque orientando os visitantes.