Ação do DER promove educação no trânsito para pedestres e motoristas

Sara Lira - Hoje em Dia
19/05/2015 às 12:25.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:06
 (Carlos Henrique/ Hoje em Dia)

(Carlos Henrique/ Hoje em Dia)

Mostrar que pedestre tem que atravessar na faixa e que motoristas devem respeitar os pedestres. Esse foi o objetivo da ação desempenhada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) de Minas Gerais, no bairro Santa Efigênia, conhecida como região hospitalar de Belo Horizonte. A ação vem em conjunto com o 'Maio Amarelo', movimento nacional que visa a discutir a segurança no trânsito.

A intenção era frisar também sobre a importância de respeitar pedestres com mobilidade reduzida. Por isso, atores usando muletas, andadores e cadeiras de rodas chamaram a atenção dos motoristas que passaram pela alameda Álvaro Celso. Cada um que parava para a travessia, era aplaudido pela equipe.

“Queremos mostrar que o pedestre é o mais vulnerável do trânsito e trabalhando para o motorista parar e respeitar a faixa, sendo ela semaforizada ou não”, salientou a chefe da Gerência de Educação Para o Trânsito do DER-MG, Rosely Fantoni.

ATROPELAMENTOS

Segundo dados de 2013 do Sistema de Informações de Saúde do Ministério da Saúde, apenas em Minas 636 pessoas morreram atropeladas em Minas Gerais.

Em BH esse número chega a 173 e em todo o país, 8220. A informação alarmante é que no âmbito estadual, 33% das vítimas tinham eram idosos entre 60 a 80 anos; e mais da metade (55%) eram de pessoas entre 20 e 59 anos.

“Isso é preocupante porque, no primeiro caso, indica que nossos idosos estão morrendo atropelados. E no segundo, que a população economicamente ativa está perdendo a vida por conta desse tipo de acidente no trânsito”, destacou Fantoni.

De acordo com ela, é importante que haja uma educação desde a infância para que os pequenos sejam conscientes no futuro. “ Quando você ensina a uma criança, a princípio ela vai para a faixa porque é direcionada. Mas quando crescer, ela irá porque foi ensinada de que aquilo é o correto”, disse.

Para a representante do DER se a educação no trânsito fosse trabalhada nas escolas, o resultado poderia ser positivo e a curto prazo. “É algo que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro, mas infelizmente não é colocado em prática”, lamentou.

De acordo com levantamento realizado com base em pedidos de indenizações do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), por dia cerca de 370 pessoas se envolvem em algum acidente no Brasil.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por