Ações preveem distribuição de cobertores e acolhimento de pessoas em situação de rua

Paula Bicalho
pbicalho@hojeemdia.com.br
05/07/2017 às 20:47.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:24
 (Frederico Haikal/Arquivo Hoje em Dia)

(Frederico Haikal/Arquivo Hoje em Dia)

Nos últimos dias, a capital tem registrado temperaturas muito baixas e o frio vem incomodando bastante. Pensando nisso, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e da Defesa Civil, vem intensificando a atuação junto à população em situação de rua na cidade.

Nesta quarta-feira (5), a Defesa Civil começou a distribuição de cobertores e a intensificação da abordagem social, especialmente no período noturno, com o transporte para as unidades de acolhimento. O horário de entrada nos Abrigos do município foi ampliado, podendo ocorrer até as 22h. 

Além disso, está sendo reforçada a disponibilização de alimentação nos Restaurantes Populares, com acesso gratuito para a população em situação de rua, inclusive com a oferta de jantar (Restaurante Popular I – Unidade Rodoviária), com fornecimento de sopas e outras refeições.

A PBH conta, também, com os Centros de Referência da População em Situação de Rua, no Barro Preto e no Floresta, onde os usuários podem se higienizar, utilizar banheiros, lavar suas roupas, participar de oficinas, receberem atendimento psicossocial, dentre outras atividades.

Há duas unidades que podem ser acessadas pelos moradores em situação de rua para pernoite: o Abrigo Tia Branca, com capacidade para 400 pessoas e o Abrigo São Paulo, para 200. Existem também Unidades de Acolhimento Institucional, como albergues e repúblicas, totalizando cerca de mil vagas no conjunto. 

Nestas unidades, as pessoas são acolhidas por técnicos especializados, encaminhadas e acompanhadas, a partir de suas necessidades, a serviços públicos de Saúde, Educação, Qualificação Profissional, Segurança Alimentar e Nutricional Habitação (Programa Bolsa Moradia), transferência de renda (Programa Bolsa Família), emissão de documentos, dentre outros.

Ajuda

Por meio do número 156, qualquer pessoa pode ajudar, informando sobre pessoas que se encontram nas ruas e precisam de algum tipo de atendimento.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por