Serena Williams conquistou nesta segunda-feira uma vaga nas quartas de final de um Grand Slam pela primeira vez nesta temporada. A número 1 do mundo avançou no US Open ao derrotar a estoniana Kaia Kanepi por 2 sets a 0, com duplo 6/3.
Atual bicampeã em Nova York, Serena tenta recuperar no piso duro de sua "casa" o espaço perdido nos últimos torneios de Grand Slam. Ela caiu nas oitavas de final no Aberto da Austrália, não passou da segunda rodada em Roland Garros e da terceira, em Wimbledon.
Mesmo com as quedas precoces, a norte-americana não teve problemas para manter boa vantagem na liderança do ranking por causa dos pontos conquistados nos demais torneios. "Eu finalmente consegui chegar às quartas este ano", comemorou a tenista, que admitiu a pressão de buscar um resultado melhor no Grand Slam, em Nova York. "Eu estava tipo 'Será que dá para ir até as quartas ainda neste ano?'", brincou a líder do ranking.
Apesar da pressão, Serena não teve maior trabalho para superar Kanepi. Em apenas 1h05, ela chegou a oscilar, com seus 16 erros não forçados, mas contou novamente com seus poderosos golpes para cravar oito aces e dominar a rival no fundo de quadra.
Nas quartas de final, Serena vai duelar com a italiana Flavia Pennetta, 11ª cabeça de chave do torneio. Pennetta avançou nesta segunda ao derrotar a australiana Casey Dellacqua por 7/5 e 6/2. Na fase seguinte, terá a dura missão de encarar a favorita Serena, de quem nunca venceu no circuito. A americana venceu as cinco partidas disputadas contra a italiana, a última delas em Cincinnati, no mês passado.