Com a promessa de estar presente em todas as edições do evento durante o mandato, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) discursou, na tarde deste domingo (16), na Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte. Primeiro chefe do Executivo da capital mineira a estar presente na história da parada, Kalil não poupou a habitual franqueza a defender a igualdade de direitos e a importância da população LGBT. 

"Não vim aqui para falar em demagogia. Vim aqui para dizer que todo ano estarei na parada, que é um evento muito importante. E quero dizer para vocês que a vida de cada um pertence a cada um. Ninguém deve meter o nariz na vida da gente. A prefeitura de Belo Horizonte no meu governo tem essa posição. Nos vamos defender e proteger. Precisamos de todos vocês como cidadãos que ajudam a construir nossa cidade", declarou o prefeito, do palco montando na Praça da Estação, no Centro, a uma concentração de milhares de pessoas.

Em seguida, em entrevista à imprensa, Kalil reforçou a posição, mas se esquivou quanto à criação de um conselho municipal para debater políticas direcionadas à proteção de lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais, reivindicação do movimento.

"Debate político tem que ser debatido no fórum adequado", afirmou ele. "O prefeito tem obrigação de proteger uma população que vem sendo discriminada e maltratada por ignorância", disse, aproveitando para rebater críticas. "Sou teimoso, sem educação, turrão. Agora, se tem uma coisa que não sou, apesar de todo mundo achar que sou, é ignorante", disparou.

Além de Kalil, marcaram presença na 20a. Parada do Orgulho LGBT o vice-prefeito, Paulo Lamac (Rede), e os vereadores Pedro Patrus (PT) e Gilson Reis (PCdoB).

Segundo a organização do evento, 80 mil pessoas estiveram presentes na parada, que começou às 11h e seguiu com quatro trios elétricos, às 16h, pelas ruas Guaicurus, Bahia e avenida Amazonas até a praça Raul Soares, onde o evento terá seu encerramento, às 21h. Já a Polícia Militar estimou um total de 8 mil presentes. Segundo a corporação, o evento seguia tranquilo e sem problemas até o fim da tarde deste domingo.

Veja o vídeo: