Abertura da 'caixa-preta' da BHTrans dá espaço para revisão das tarifas de ônibus

Tatiana Lagôa
tlagoa@hojeemdia.com.br
18/07/2018 às 20:53.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:29

Sem reajuste desde o ano passado, as passagens de ônibus em Belo Horizonte poderão ter o valor alterado a partir de outubro. Essa é a data prevista para o fim da auditoria nas contas das empresas que atuam na capital. 

Só após a vistoria será possível estabelecer se a tarifa terá aumento ou será reduzida, informou o presidente da BHTrans, Célio Bouzada. Segundo ele, esse foi o compromisso assumido pelo prefeito Alexandre Kalil. “A partir desses estudos vai ser definida a revisão necessária, tendo como hipótese a redução também”, frisou. 

O representante da autarquia, porém, lembrou que a alta no preço dos combustíveis pode impedir um recuo no preço das passagens. 

Em dezembro, as empresas de transporte coletivo chegaram a solicitar à prefeitura um aumento de 10,5%, o que elevaria a tarifa de R$ 4,05 para R$ 4,50. Mas, por determinação do Executivo, o acréscimo ficou condicionado à abertura da “caixa-preta” da BHTrans. 

Ontem, em entrevista coletiva, foi anunciado que 5 mil documentos referentes às finanças das 40 concessionárias da metrópole serão avaliados. As informações, que compreendem o período de 2013 a 2016, já foram entregues à consultoria responsável pela análise.

Padrão

Secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão disse que, mais do que identificar possíveis fraudes ou erros nas contas, a auditoria servirá para criar um padrão de apresentação de dados por parte dos grupos. 

Leia também:
'Caixa Preta da BHTrans': Auditores recolhem documentos para analisar contas de empresas de ônibus

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por