AIDS: Cidades Mineiras têm programação Especial

Da Redação
Hoje em Dia - Belo Horizonte
01/12/2016 às 09:12.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:53

Cidades Mineiras têm programação Especial para esta quinta-feira (1º), Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em Minas Gerais, no período de 2010 a 2015, foram diagnosticados 18.602 casos de HIV/AIDS, que estão distribuídos em 730 municípios. Sendo que 40% desses casos foram diagnosticados em heterossexuais, 33% em homossexuais e 5% em bissexuais. Mais de 45% dos casos conhecidos estão entre jovens de 20 a 34 anos. Em 2016, no período de janeiro a 28 de novembro, foram diagnosticadas 2.741 pessoas com a doença.

Segundo a coordenadora do Programa de ISTs/Aids e Hepatites Virais da SES-MG, Jordana Costa Lima, no período de 2010 a 2015, houve um aumento significativo de casos da infecção no público masculino, chegando em 2016, uma média de 3 homens para cada 1 mulher soropositiva. “Ao analisarmos a categoria de exposição observamos um aumento de casos entre homens que fazem sexo com homens (HSH), representando 38% a mais dos casos notificados no ano de 2015”, disse.

A taxa de incidência da AIDS em Minas é de 20,4 pessoas a cada 100 mil habitantes. As regionais de saúde de Belo Horizonte, Uberlândia e Divinópolis estão entre regiões com mais casos da doença. O HIV não apresenta sintomas e o acompanhamento médico desde o início é imprescindível para se garantir qualidade de vida. O diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para que o tratamento seja realizado da maneira mais adequada.

 informativo e a divulgação nas redes sociais de informações sobre cuidados, medidas de prevenção e formas de tratamento da AIDS e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Além da divulgação da testagem rápida nos serviços de saúde, distribuição de materiais informativos e insumos de prevenção para a população em diversas Unidades de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

A campanha busca ampliar a conscientização sobre as doenças, chamar a atenção para os tratamentos adequados e formas de prevenção, além de reforçar a importância do diagnóstico precoce. Segundo Jordana Costa Lima, apesar dos grandes avanços em relação ao tratamento e qualidade de vida dos portadores do vírus HIV, um dos maiores problemas que envolvem a AIDS continua sendo a falta de diagnóstico precoce. “Isto porque o vírus causador da infecção possui uma chamada janela imunológica (fase em que o vírus encontra-se indetectável no sangue) e a pessoa poderá transmitir o Vírus mesmo não apresentando sintomas. Quanto mais cedo descoberto, mais rápido será o tratamento. Por isso é tão importante reforçar as informações sobre a doença”.

Teste rápido
Em Minas Gerais, é possível realizar o diagnóstico através da sorologia anti-HIV que se encontra disponível em todas as unidades básicas de saúde ou serviços ambulatoriais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), e através do teste rápido, disponível nos Centros de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atenção Especializada (CTA/SAE).

O Teste Rápido é um método eficaz e simples para o diagnóstico de HIV, possibilitando o maior acesso e adesão aos usuários. A realização da testagem rápida é realizada por profissionais capacitados para prestar uma assistência integral e de qualidade. Para que a população tenha acesso a testagem rápida para o HIV/Sífilis/Hepatites Virais, Minas Gerais conta com 71 Serviços de Atendimento Especializados (SAE) que realizam os testes de forma segura e sigilosa. O Estado possui uma Rede de Laboratórios para o Monitoramento da Infecção pelo HIV e Hepatites Virais.

Em relação ao tratamento dos pacientes soropositivos, o Estado por meio do Ministério da Saúde distribui os antirretrovirais, mensalmente, para as Unidades Dispensadora de Medicamentos (UDMs) dos CTA/SAE. Os antirretrovirais são medicamentos que combatem a multiplicação do vírus HIV e fortalecem o sistema imunológico. A seriedade do tratamento com os remédios reduz significativamente a mortalidade e o número de internações e infecções por doenças oportunistas, que aproveitam a fraqueza do sistema imunológico para atacar o organismo. Por isso, seu uso é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida de quem tem HIV/AIDS.

A Praça da Estação recebe programação especial nesta quinta-feira (1º) e sexta-feira (02). O público poderá participar de oficinas, exposições interativas, sessões de cinema, espetáculos teatrais e circenses. A entrada é gratuita.

Nesta sexta-feira, a campanha será realizada na Praça Theodomiro Santiago, com entrega de panfletos e orientações sobre a doença. Na unidade do Centro de Assistência e Prevenção, que fica na rua Alcides Faria, 245, no Centro, também haverá, das 9 às 16 horas, teste rápido para a detecção do HIV. Qualquer pessoa pode fazer o exame e o resultado sai em apenas 10 minutos. 

Até o domingo (4) está prevista a realização de testagem rápida para HIV, HCV, Sífilis, HBsAG na Praça central, com entrega de preservativos, folders e kits, blitz nos portais da cidade. No dia 15 de dezembro, tem ação no bairro Vila Esperança em parceria com a Câmara de Vereadores, CRAS, CREAS e Coordenação da Assistência Social. Também está programada realização de testes de HIV, HCV, Sífilis e HBsAG, entrega de panfletos, preservativos e lubrificantes, além de palestra sobre violência doméstica e sexual, e gravidez na adolescência. 

Durante toda semana, serão realizadas ações educativas e de saúde abertas à população. Os Serviços Especializados do município e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão palestras com o propósito de prevenção e a fim de estimular a demanda das testagem nas unidades. Também serão ofertados preservativos masculinos, femininos e material informativo sobre HIV/AIDS. Nesta quinta-feira (1º/12), a concentração é na Praça Central (Praça do Fórum), onde equipes de saúde trabalharão a luta contra preconceito ao portador de HIV e o estigma da doença, e também serão realizados testes rápidos de HIV.

Serão realizados, até o dia 9 de dezembro, testes rápidos para detecção do HIV nas Unidades Básicas de Saúde e a sensibilização junto à população, por meio da entrega de preservativos e orientação quanto ao vírus e doença. No dia 17/12, a empresa Dellas Comércio adere à campanha por meio da realização de testes rápidos HIV e Sífilis.

Serão realizados gratuitamente testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C em pontos estratégicos do município. Atividades de prevenção e conscientização acerca das infecções sexualmente transmissíveis (IST/Aids) e hepatites virais serão realizadas em vários locais da cidade e de forma simultânea.  

Durante todo mês, está prevista a realização de mutirão para realização de Testes Rápidos de HIV, hepatite e sífilis em gestantes e população, palestras, rodas de conversa, blitzes educativas, entre outros. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por