Alerta de chuva e temporal virá por torpedo de celular

Ernesto Braga - Do Hoje em Dia
15/11/2012 às 08:14.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:18
 (MAURICIO DE SOUZA)

(MAURICIO DE SOUZA)

Alertas de temporal, chuva de granizo e risco de inundação serão enviados a municípios de Minas por mensagens de texto de telefone celular (SMS). Previsto para começar no mês que vem, o serviço prestado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) pode não ter o efeito desejado – evitar tragédias – se não houver a contrapartida dos municípios.
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que apenas 16% das cidades mineiras (133) tinham ou estavam elaborando planos de redução de riscos com temporais em 2011. Em um programa de resposta imediata às crises geradas pela chuva, os alertas do Igam poderão ficar perdidos na caixa postal dos celulares. Antecedência
Os “torpedos” vão conter informações climáticas geradas com 72 horas de antecedência pelo radar meteorológico instalado em Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A novidade faz parte do plano de operação do equipamento no período chuvoso 2012/2013, anunciado nesta quarta-feira.
Em funcionamento desde o início do ano, o radar foi adquirido pela Cemig e é operado por uma equipe de meteorologistas, engenheiros e hidrólogos do Igam. Para o envio dos alertas, é preciso que seja cadastrado o número do celular do coordenador da Defesa Civil local, do prefeito ou de algum servidor indicado por ele.
Segundo a diretora-geral do Igam, Cleide Pedrosa de Melo, dos 324 municípios no raio de alcance do radar (200 quilômetros), 304 já se cadastraram. “Estamos conscientizando sobre a importância das equipes municipais de Defesa Civil”. Nas cidades que não contam com essas equipes, as prefeituras terão que criar alternativas para evitar tragédias, como acionar o Corpo de Bombeiros. Caso não seja tomada alguma medida após a emissão dos alertas, o prefeito poderá responder por omissão.   Saiba sobre os novos equipamentos na Edição Digitall

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por