Alexandre Kalil garante reabertura e ampliação do Centro de Saúde do Cafezal

Paula Coura
pcoura@hojeemdia.com.br
18/01/2017 às 19:34.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:28

O prefeito Alexandre Kalil (PHS) garantiu nesta quarta-feira (18) que o Centro de Saúde do Cafezal, no Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, será reaberto amanhã para a população. A unidade estava fechada desde a última segunda-feira (16), após terem sido registrados, segundo a prefeitura, três incidentes que colocaram em risco a integridade de servidores e usuários.

“Nós precisamos da comunidade,  porque na nossa administração não vai ter esse negócio de agressão dentro de posto de saúde. O posto volta a funcionar amanhã com a guarda municipal dando proteção, neste início. Mas temos que ter a proteção da comunidade, que precisa desse posto de saúde”, disse Kalil.

O secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, ainda garantiu que o Centro de Saúde será transferido para um prédio, na mesma região, em que a capacidade de atendimento será ampliada. Ele não informou, porém, quando essa nova unidade estará pronta para a população.

“Identicamos áreas nesta região (do Cafezal) que podem abrigar um novo centro de saúde com muito mais conforto e segurança, tanto aos funcionários quanto para a comunidade. Vamos viabilizar essa mudança com pequenas obras em um prédio próximo ao centro,  em um prazo muito curto”, afirmou o secretário.

Entenda

Na última segunda-feira (16), segundo relato de moradores, um paciente da saúde mental teria agredido uma enfermeira no Centro de Saúde do Cafezal. “Isso é um incidente isolado. Não acontece sempre por aqui. O que nós precisamos é do posto funcionando. Às vezes, demoramos uns três dias para conseguir uma consulta”, afirmou Luciana Vital, 43 anos, auxiliar de biblioteca.

Segundo Israel Arimar, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), uma das reivindicações da comunidade é que o centro permaneça no Cafezal. “Foi bom acontecer o que aconteceu para que de fato a ampliação do centro possa acontecer de forma adequada para a comunidade, que é quem tem que ajudar a zelar pela segurança”, afirmou.

O vice-prefeito, Paulo Lamac (Rede), também frizou que a responsabilidade pela segurança do posto tem que ser compartilhada. “O posto é de vocês e vocês têm que ajudar no zelo por ele”, declarou.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por